1 1
Secretaria apresenta estudo para vencer o desafio de alimentar o mundo nos próximos anos

A Câmara Setorial de Insumos Agrícolas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresentou, no dia 23 de setembro, na sede da Pasta, estudo que discute o potencial agrícola a partir da fertilização. O objetivo é oferecer ferramentas para superar o desafio de aumentar até o ano de 2050 o volume de produção agrícola em 40%, comparado a sua produção atual, visando alimentar um mundo com 9 bilhões de pessoas.

O tema foi abordado pelo presidente da Câmara, David Roquetti Filho, que teve como base sua tese de mestrado, realizada em 2012. A pesquisa objetivou responder ao desafio de alimentação mundial colocado ao Brasil, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). De acordo com Roquetti, “é possível superar o desafio, mas, é uma tarefa muito difícil, sendo importante a correta aplicação das doses de adubação em todos os municípios brasileiros”.

Considerando uma produção de grãos em 2014/15 da ordem de 198,5 milhões de toneladas, seria necessário, então, produzir em torno de 277,9 milhões de toneladas em 2050. Para chegar a esta conclusão, a pesquisa utilizou satélites da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É um trabalho importante porque contém muita informação e dados relevantes, que podem ser a base de planejamentos estratégicos para vários fins diferentes, como de produção, capacidade de portos e dimensionamentos de fábricas”, enfatizou o palestrante.

O coordenador das Câmaras Setoriais, Alberto Amorim, propôs um acordo de compartilhamento da pesquisa junto ao banco de dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Pasta, que calculou um aumento de 10,4% na venda de fertilizantes agrícolas no 1º semestre de 2016. A parceria também envolverá a Empresa de Planejamento do Governo do Estado de São Paulo (Emplasa).

 

Fonte: Jornal Eentreposto

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda