1 1
Cultivo de flores Tropicais no Tocantins dá lucro a agricultores
O cultivo de flores tropicais no Tocantins é mais uma alternativa para geração de emprego e renda aos produtores rurais, principalmente agricultores familiares. A cultura possibilita um lucro em torno de 200% na comercialização das flores. O mercado abre oportunidade para o Tocantins e outros estados.

Segundo a Diretoria de Floricultura da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2009, houve um aumento em mais de 70% nas vendas, chegando a R$ 160 mil. O segmento possui duas associações: a Atropicato – Associação Tocantinense de Flores Tropicais e a Aflorar- Associação dos Floricultores de Araguaína e Região, somando juntas 30 produtores. Em um espaço de 30 hectares são cultivadas as variedades mais comuns: helicônias, alpínias, bastões, shampoos, dentre outras.

Para expandir o mercado, o Governo do Estado por meio da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento investe na ampliação da produção, com a multiplicação de mudas de flores, folhagens, visando atender os produtores do Estado. O processo de produção é realizado no viveiro do Centro Agrotecnólogico de Palmas. A doação acontece mediante a solicitação oficial do produtor à Seagro.

As flores tropicais são mais vantajosas que as tradicionais, especialmente pela beleza exótica, cores e formatos diferenciados. Além disso, são utilizadas na confecção de arranjos, buquês e ornamentação de eventos. Elas não possuem cheiro fragante e a sua durabilidade é maior, aproximadamente 15 dias.

Setor

A floricultura é um setor do agronegócio que consiste no cultivo de flores de corte e em vaso, plantas ornamentais e de jardinagem. É uma atividade que apresenta maior rentabilidade por área cultivada e retorno mais rápido dos investimentos aplicados.

O cultivo de flores no Brasil reúne cerca de quatro mil produtores e movimenta no mercado interno cerca de 750 milhões a 800 milhões de dólares, segundo informações do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura. O Tocantins possui condições climáticas favoráveis com dois polos produtores, localizados em Araguaína e em Palmas.

(Informações da Secom)

Fonte: Jornal O Girassol

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda