1 1
Abcsem na Hortitec: bons resultados, trabalho de muitas mãos

Com estande próprio, a associação comemorou seu aniversário de fundação, promoveu o lançamento de um livro, além de participar e apoiar palestras e cursos de capacitação

Neste ano em que completa 40 anos de fundação, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) marcou presença na Hortitec, a mais importante feira de horticultura da América Latina, realizada em Holambra/SP, com um estande único e com um bolo em celebração ao seu aniversário. “Foi uma forma simbólica que encontramos de retribuir o companheirismo e o comprometimento dos nossos associados ao longo destes anos. É extremamente gratificante vermos diversas gerações acompanhando e contribuindo para o crescimento da Abcsem, como entidade que sempre lutou pela integração e a defesa do setor. Todos são parte fundamental desta história de sucesso”, comenta Luis Eduardo Rodrigues, presidente da Abcsem.

O estande da Abcsem se tornou um ponto de encontro de associados, profissionais da área e pesquisadores, tendo funcionado também como um balcão de informações para produtores e técnicos, que buscavam dados sobre os produtos expostos.

“Com relação à Hortitec, não podemos deixar de destacar que o sucesso de nossa participação no evento se deve ao empenho das colaboradoras Fabiana Ceratti e Lígia Rozembra na organização do estande e dos preparativos para a exposição. Também à Mariana Ceratti pela coordenação geral dos materiais de divulgação, brindes e de toda a logística necessária. E de modo especial à vice-presidente Adriana Pontes e ao diretor de Sementes Carlos Shogi Kishimoto, que durante a feira estiveram presentes no estande oferecendo suporte de informações ao público técnico e aos associados. Além dos associados que contribuíram com seus produtos para exposição, decoração e também para degustação no estande”, enfatizou Luis Eduardo.

Lançamento de livro e palestra foram os destaques

Durante os três dias da Feira, que aconteceu entre 16 e 18 de junho, a Abcsem promoveu ainda o lançamento de um livro sobre Produção de Mudas de Hortaliças, patrocinado pela própria associação e de autoria do renomado Prof. Keigo Minami, da Escola Superior Luiz de Queiroz (Esalq/Usp). 

Dotado de um perfil mais técnico, o livro aborda a importância da qualidade das mudas no processo produtivo de hortaliças. De acordo com Minami, embora haja muita pesquisa, ainda há pouca abordagem do ponto de vista teórico sobre o assunto e este foi um dos principais motivos para a grande receptividade do lançamento. “O evento foi além das minhas expectativas. Nunca havia participado de algo semelhante, embora já tenha escrito vários livros. Tive um retorno bastante positivo, principalmente pela escolha do assunto. Fazer o lançamento de um livro já foi um momento inédito em minha vida, fazê-lo na Hortitec foi melhor ainda”, declara o Profº. Keigo Minami.

A Abcsem também apoiou os eventos de capacitação promovidos durante a Hortitec, em parceria com a Flortec, compostos por oficinas técnicas e um ciclo de palestras. O destaque foi para a palestra “Aumento no Consumo de Hortaliças: Um desafio para o setor”, ministrada por Márcio Nascimento, consultor de Relacionamento Institucional da Abcsem, e por Cyro Cury Abumussi, do Projeto Terra de Gigantes, da Fazenda Ituaú de Salto/SP. Durante a palestra, foi apresentado o panorama atual do mercado de hortaliças, cuja produtividade média teve um crescimento de 44% em 10 anos (entre 2000 e 2010), resultado de um bom manejo, alta tecnologia e boa qualidade dos insumos agrícolas aplicados ao processo produtivo.

Mas embora o segmento venha apresentando um bom desempenho, ainda há alguns desafios para que ele ocupe mais espaço no mercado e na mesa do consumidor brasileiro, cujo hábito de consumo está bem abaixo da média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 400g/dia. Ciro Abumussi apresentou o trabalho de incentivo ao consumo que desenvolve junto às crianças na Campanha de Educação Alimentar do Projeto Terra de Gigantes da Fazenda Ituaú, da qual é proprietário. Além de outras iniciativas que têm apoiado de forma bastante expressiva o fomento ao consumo de frutas, hortaliças e legumes.

Fonte: ArtCom Assessoria de Comunicação
 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda