1 1
Hortaliças para comemorar Dia e Semana da Alimentação

As hortaliças são a alternativa alimentar mais acessível a todas as classes sociais. Seu cultivo demanda mão-de-obra intensiva e é feito em pequenas áreas, quando comparado a grandes culturas. Estes fatores contribuem para a alimentação de maior número de pessoas mundo afora, afirma o presidente da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), Francisco Sallit. “Por isso, as hortaliças agregam valores sociais e ambientais, além de seu consumo ser recomendado internacionalmente para a saúde.” De acordo com a nutricionista Luciana Di Pietro Magri, doutora em biologia funcional e molecular, não existe uma alimentação saudável sem consumir verduras, legumes e frutas. “Onde se consegue obter vitaminas, sais minerais, fibra e água sem efeitos colaterais? Isso só é possível por meio dos legumes, verduras e frutas que, devido à sua composição, são considerados alimentos essenciais”, explica Luciana, que é também a organizadora do 7º. Simpósio Campineiro de Obesidade, que acontecerá dia 7 de novembro, em Campinas (SP).  

 

O dia 16 de outubro foi criado há 28 anos pelo Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como dia mundial da alimentação para sensibilizar as nações sobre os problemas da fome e da insegurança alimentar, que afeta milhões de pessoas no planeta. Posteriormente, transformou-se em semana, que será comemorada de 12 a 18 de outubro. A Semana Mundial da Alimentação estimula a reflexão e o debate sobre a questão alimentar. Neste sentido, a Abcsem integra a equipe da Câmara Setorial de Hortaliças,  que lidera os esforços para realização de campanha de aumento de consumo de hortaliças.

 

O tema definido pela FAO para este ano é Segurança Alimentar Mundial: Os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia. Entidades da sociedade civil, ministérios, governos estaduais e administrações municipais promoverão atividades como apresentação de experiências bem-sucedidas, debates sobre segurança alimentar e nutricional.

 

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) disponibiliza na internet a página da Semana Mundial da Alimentação 2008 no endereço:

 

www.presidencia.gov.br/consea

 

 

ArtCom Assessoria de Comunicação

Atendimento à imprensa: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso - daniela@artcomassessoria.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Busca:
Revista ABCSEM
Fone/Fax: (19) 3243 6472
abcsem@abcsem.com.br
Av. Papa Pio XII, 847 sala 22 - Jardim Chapadão
Campinas - SP - CEP 13070-091
Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta das 8h às 17:30h
A ABCSEM
Agenda
Associados
Informações do Setor
Legislação
Serviços
Parceiros
Sala de Imprensa
Notícias
Publicações
Associe-se
Contato
© 2021 - ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas - webdesign - CG Propaganda