5º Seminário Nacional de Tomate de Mesa



A quinta edição do Seminário Nacional de Tomate de Mesa (5
º SNTM) realizada durante os dias 8 e 9 de abril, na cidade de Piracicaba, no interior do Estado de São Paulo, apresentou os mais recentes dados, tendências, tecnologias e estudos científicos que envolvem a Cadeia Produtiva do Tomate de Mesa do Brasil. O evento, que foi promovido pela Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) e organizado pela Win Eventos, reuniu um público estimado de 300 participantes, no qual estiveram presentes estudantes, pesquisadores, produtores e demais profissionais ligados ao segmento. 

5º Seminário Nacional de Tomate de Mesa foi patrocinado por: Sebrae, Bayer CropScience, Blue Seeds, Dow AgroSciences, Syngenta e Agrocinco. O evento também contou com o apoio de alguns parceiros, entre os quais: Associação Brasileira de Horticultura (ABH), EACEA Soluções em Cultivo Protegido, Embrapa, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e Revista Plasticultura.  

O seminário congregou palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais – dos Estados Unidos, Canadá e Chile –, que debateram os principais temas relacionados à produção de tomate de mesa não só no Brasil, como em outros países da América e Europa. 

 
Paulo César Tavares de Melo, coordenador científico do 5º SNTM e pesquisador do Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP, destacou durante a abertura a relevância do evento. “Conseguimos reunir aqui diversos profissionais de diferentes áreas da cadeia hortícola, nas áreas de melhoramento genético, sementes, insumos, defensivos agrícolas, fertilizantes, viveiristas, entre outros, em prol de um mesmo objetivo em comum: discutir as principais estratégias e ações para melhorarmos ainda mais o desenvolvimento da tomaticultura de mesa nacional”, afirmou.

Na ocasião, Steven Udsen, presidente da ABCSEM, agradeceu a todos os parceiros e patrocinadores que possibilitaram a realização do seminário, reforçando que a entidade buscou contribuir para o enriquecimento de conhecimento da cadeia produtiva de tomate, cumprindo uma das principais missões da Associação dentro do setor.




Dados de Mercado

Um dos principais destaques do Seminário foi a divulgação dos dados da pesquisa realizada pela ABCSEM, sobre a produção de tomate no Brasil, que teve como referência o ano de 2012. Os nú
meros foram levantados com base em dados fornecidos pelos associados da entidade, complementados por informações de órgãos públicos e privados, redes de hortifruti, consultorias, cooperativas, produtores e profissionais experientes do setor. 

O trabalho foi conduzido pelo consultor Márcio Nascimento, da MNAgro, responsável pela consolidação de todos os dados junto à entidade.

A pesquisa apontou que a produção total de tomate no Brasil em 2012 (mercado fresco e indústria) girou em torno de 4,39 milhões de toneladas e foi cultivada dentro de uma área total de 64.200 hectares. Apenas o segmento de tomate de mesa foi o responsável por 3,03 milhões de toneladas do volume total de produção da cultivar no País, tendo sido produzida em uma área total de 42.700 hectares. 

Diante destes números, Luís Eduardo Rodrigues, presidente do Conselho Fiscal e de Ética da ABCSEM, ressaltou, na ocasião, que “as hortaliças, principalmente o tomate, têm uma importância socioeconômica muito grande para o Brasil, além de contribuir para o bem-estar da população. Por isso, a grande relevância do levantamento e da divulgação de uma pesquisa como essa para o setor”. 


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