(CRÉDITOS: EDU ANDRADE/AE/AE)
José Gomes Temporão, ministro da Saúde, comentou no final da manhã a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, segundo a qual quase metade dos brasileiros com mais de 20 anos está em situação de Publicidade sobrepeso (quando o Índice de Massa Corpórea fica entre 25 e 30).
Segundo ele, os índices “são preocupantes. Se não mudarmos isso agora, em uma década vamos enfrentar o mesmo problema que os americanos enfrentam quando o assunto é obesidade”. Na contramão, o ministro alertou para bons resultados, como a queda no percentual de desnutrição infantil (de 29,3% para 7,2% entre os meninos e de 26,7% para 6,3% entre as meninas na comparação de 1975 com o ano passado).
Lembrando que o problema persiste no Norte do Brasil, Temporão destacou que “aconteceram reduções em todas as regiões e o principal motivo para isso foi o acesso ao saneamento básico e o acesso à saúde. São dados que temos que comemorar”. Para explicar o sobrepeso, foram citadas a má alimentação, a falta de informação e a violência urbana, que “tirou o espaço público das crianças, fazendo com que a maioria delas não fizesse exercícios físicos regulares”.
Fonte: Jovem Pan Online