Produtores conhecem pesquisas da Embrapa Hortaliças

Com cerca de 160 mil habitantes, a cidade de Rio Verde, no sul do estado de Goiás, destaca-se pela produção de grãos. Mas a prefeitura e a comunidade querem fortalecer o setor de hortaliças no município. Para isso, um grupo de 34 produtores e técnicos visitou a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) no último dia 7 de junho.

De acordo com o agrônomo Orlando Pina Filho, da Emater-GO, a visita, um dos primeiros passos para a execução do Arranjo Produtivo Local (APL) de hortaliças em Rio Verde, teve com objetivo despertar o interesse dos produtores para essa área. O técnico explica que a iniciativa é uma parceria da Secretaria de Agricultura local, da Emater-GO, do Sebrae, do Senar-GO e da cooperativa de produtores da região. “Rio Verde tem um potencial muito grande na parte de soja e milho, mas boa parte das hortaliças consumidas na cidade vem da Ceasa de Goiânia”, afirma. É o que atesta o produtor de leite Keiler Oliveira, integrante do Conselho Municipal de Agricultura de Rio Verde. Segundo ele, o comércio de hortaliças movimenta diariamente mais de R$ 2 milhões na cidade, com produtos que vêm de outras regiões do estado, de São Paulo e de Minas Gerais.

Na Embrapa Hortaliças, o grupo participou de palestras sobre o setor olerícola no Brasil, características da produção de hortaliças nos sistemas convencional e orgânico. A programação também contou com visitas às áreas de pesquisa em agricultura orgânica e à vitrine de tecnologias da Unidade. “Com a vinda à Embrapa Hortaliças nós vimos que as possibilidades são imensas”, destaca Keiler Oliveira. Para ele, o fortalecimento da olericultura no município servirá para integrar os diversos setores da agricultura local e criar condições para fixar o produtor no meio rural.

Uma das formas de fazer isso é com a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, com destaque para a agricultura orgânica. “Em Rio Verde há uma grande demanda por orgânicos, mas não tem produto no mercado. A visita mostrou que é difícil, mas tem jeito produzir orgânicos. Tem que ter conhecimento para aplicar”, afirma Orlando Pina Filho.

Fonte: Embrapa CNPH / Site Fresh Plaza