Cactos e Suculentas

feature photo 

Os cactos são plantas suculentas ou plantas gordas originárias das regiões sub-desérticas onde souberam adaptar-se perfeitamente. Os cactos distinguem-se por terem flores ou espinhos que substituíram as folhas.

As plantas gordas têm a particularidade de resistir em ambientes adversos graças à enorme capacidade de retenção de água.

Muitas vezes estas plantas têm flores de cores vivas e odor muito forte que atraem os insectos. No seu meio de origem estas flores aparecem geralmente depois das chuvas.

As antigas civilizações do México, por exemplo, obtinham quase tudo destas plantas: alimentação, bebida, têxteis, alimento para o gado e até fogo!

Cultivar cactos

É vital ter uma boa drenagem ou estas plantas apodrecem rapidamente.

Uma boa solução é colocar no fundo dos vasos uma camada generosa de gravilha, coberto por feltro de jardinagem e depois uma boa mistura para cactos.

Muda

De dois em dois anos estas plantas agradecem que lhes seja mudada a terra, depois do período de repouso, crescendo muito mais depressa.

Luz

Durante o período de repouso, geralmente o Inverno, deixe as suas plantas num local fresco e com luz natural. Com a chegada da Primavera e das temperaturas mais amenas, pode começar a aclimatá-las ao exterior e, uma vez acostumadas, pode deixá-las usufruir do sol sem limites. Nota: Este processo deve ser lento para evitar queimaduras fatais.

PROPAGAÇÃO

Semente

Pode comprar sementes ou utilizar as suas. Depois de bem secas conserve-as e semeie a partir de Fevereiro em mistura para cactos. Deixe o recipiente perto de uma fonte de calor, pois para germinar estas sementes necessitam de uma temperatura que ronde os 20.

Estacas

As plantas gordas e os cactos são muito fáceis de propagar assim. Qualquer folha, pé ou pedaço da planta colocada em terra, se a temperatura for boa, enraizará rapidamente.

Divisão

Para dividir estas plantas basta separá-las com cuidade e voltar a colocá-las em terra e boa qualidade e bem drenada.

Rega

Cuidado com a rega. Não regue demasiado os seus cactos, sobretudo durante o Inverno. Durante a Primavera e o Outono, regue de 15 em 15 dias, durante o Verão, alargue este tempo, deixando secar bem a terra. Tenha sempre o cuidado de nunca deixar acumular água no fundo do vaso e verificar que a terra está a ser bem drenada.

TRUQUES

.

Para limpar os seus cactos, utilize uma escova ou um pincel.

Para obter flores, comece a adubar no início da Primavera, regularmente de 15 em 15 dias.

Para evitar que o seu cacto cresça em altura e pareça esticado, aproxime-o das janelas. Este crescimento em altura dá-se porque apesar de a temperatura ser adequada, a planta não receber luz suficiente.

Fonte: Portal do Jardim