Sagri garante mercado de flores no Pará

Por Iolanda Lopes

A Unidade Agropecuária de Ananindeua (Uagro), vai ser a sede do mercado de flores do Pará. A decisão foi tomada na semana passada, pelo secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, durante uma reunião com representantes de cooperativas e associações produtoras de flores, de Santa Isabel, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Castanhal e do distrito de Mosqueiro.

A Secretaria de Estado de Agricultura, através do Programa Campo Cidadão, vai repassar R$ 300 mil para que seja implementado o projeto para o mercado de flores que deve agregar ainda a produção de orgânicos.

A expectativa é montar uma estrutura para a venda em atacado, para atrair as floriculturas não só da capital, mas para ser referência em todo o estado. Segundo Luiz Sodré, produtor de flores de Marituba, a demanda é principalmente dos pequenos produtores que têm flores, mas não têm um local adequado para a comercialização.

Há cerca de um ano e meio, os produtores tentam via prefeitura municipal de Belém um terreno para abrigar esse comércio de flores, mas segundo a produtora Juliana Moutinho, vários ofícios já foram enviados para o executivo municipal e não houve resposta.

Segundo Cássio Pereira, é interessante ser trabalhada a estrutura da feira para atingir os diversos interesses . “A gerencia do projeto, após executado também precisa ser definida”, disse o titular da Sagri.

Outro ponto abordado pelos floricultores são as feiras paralelas de comercialização dos produtos. Segundo Voldine Ferraz, esses eventos, além de trazer retorno financeiro imediato, também são uma grande oportunidade de exposição dos produtos.  “Temos custo alto e precisamos de retorno”, disse o produtor de orquídeas de Castanhal.

“As feiras paralelas serão realizadas em parceria com as de produtos orgânicos”, garantiu Cássio Pereira.

O mercado de flores deve estar pronto para pleno funcionamento até junho de 2010.

Fonte: Agência Pará