Safra de melancia reduz 10%

A estimativa de produtores de melancia da região de Jaguaruna, no Sul do Estado, é de que a safra média de cinco mil toneladas sofra uma queda de mais de 10% nesta temporada. As chuvas intensas dos meses de agosto e setembro atrapalharam o desenvolvimento das plantas.

E as frutas trazidas por vendedores do Rio Grande do Sul e São Paulo limitaram os preços dos produtores locais. Como as melancias concorrentes, colhidas em meses anteriores em lavouras gaúchas e paulistas, ainda estão à venda pela região, o preço médio do produto de Jaguaruna é de R$ 0,30 o quilo, enquanto o previsto era algo em torno dos R$ 0,50.

– Mas essa situação tende a melhorar perto do Natal e final do ano, quando as melancias de fora acabam – observa o agricultor João Alício Bitencourt, um dos mais de 40 produtores da fruta no município.

Além do mercado regional, as melancias de SC abastecem supermercados do Paraná e São Paulo. O engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de Jaguaruna, Jackson Pereira, lembra que além de as chuvas terem atrapalhado a safra deste ano, houve uma redução na área plantada devido ao prejuízo registrado por produtores no ano passado.
 

Fonte: Diário Catarinense