A partir de 23 de outubro, as pequenas empresas interessadas em conhecer os processos de exportação podem participar de cursos on-line oferecidos gratuitamente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
São nove cursos com temas gerais sobre exportação e quatro cursos voltados a setores específicos, como móveis, confecções, flores e plantas ornamentais, além de software e serviços de Tecnologia da Informação (TI). Cada turma comporta até 200 participantes e as inscrições ficam abertas até agosto de 2010.
Os cursos foram criados para atender a uma demanda de mais de 9.800 empresas cadastradas no Sebrae que manifestaram interesse em exportar sua produção.
De acordo com Louise Machado, coordenadora do Programa de Internacionalização do Sebrae Nacional, a agência pretende, ainda, criar cursos voltados para a exportação de outros setores, como serviços, artesanato, gemas e jóias, couro e calçados e também petróleo e gás.
“Temos trabalhado muito fortemente com a cadeia de petróleo e gás, setor que tem identificado muitas oportunidades nos países árabes”, conta Machado.
Ela afirma que as pequenas empresas estão começando a conhecer o mercado árabe, pois ainda o consideram um mercado distante. “O pequeno empresário está começando a descobrir o mercado árabe, como a África e os Emirados, principalmente na área de petróleo, gás e tecnologia da informação”.
Já os cursos presenciais do Sebrae são voltados para empresas que estão em um estágio intermediário de internacionalização de seus produtos. Estes cursos são oferecidos em todo o Brasil e podem ser dados em sala de aula ou na própria empresa interessada. A carga horária é de 16 horas e, para inscrever-se, os empresários podem procurar qualquer um dos mais de 800 postos de atendimento do Sebrae em todo o país. O custo varia entre R$ 30 e R$
O programa de internacionalização do Sebrae para micro e pequenas empresas foi lançado em outubro de 2008, com o objetivo de aumentar o número de empresas exportadoras, além do volume de suas exportações e também ajudar a integrar e consolidar estas empresas no mercado mundial e prepará-las para lidar com um mercado doméstico globalizado.
Para inscrever-se nos cursos on-line ou ter mais informações sobre o programa de internacionalização do Sebrae, acesse o site www.internacionalizacao.sebrae.com.br.
Fonte: Agência Sebrae