Reuniões estratégicas e articulação institucional marcaram meses de maio e junho

ABCSEM participou de eventos técnicos, encontros com o MAPA e entidades internacionais, além de avançar em ações regulatórias prioritárias para o setor

Mariana Barreto (Secretária Executiva da ABCSEM), Izabela Carvalho (Coordenadora da CGSM/MAPA) e Antônio Baracat (Diretor Setorial de Mudas da ABCSEM)

Os meses de maio e junho foram de intensa atividade institucional para a ABCSEM, com foco em temas regulatórios, fitossanitários, técnicos e de governança. Entre os destaques, está a sequência de reuniões com o Ministério da Agricultura (MAPA) para discutir a classificação de mudas in vitro e ex vitro, uma questão crítica para o comércio internacional e certificação sanitária de mudas, que gerou divergências na legislação atual.

A ABCSEM também realizou uma reunião com a Coordenadoria-Geral de Sementes e Mudas (CGSM/MAPA), representada por sua coordenadora, Izabela Carvalho, para alinhar pautas positivas para o setor. A agenda teve caráter construtivo e reafirmou o compromisso da ABCSEM em colaborar com o aprimoramento contínuo das normas e procedimentos que regem o setor. Durante o encontro, a Secretária Executiva da ABCSEM, Mariana Barreto, esteve acompanhada do Diretor Setorial de Mudas da entidade, Antônio Baracat.

A entidade participou ainda de reuniões com representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com foco no fortalecimento do diálogo bilateral em temas agrícolas. A visita foi estratégica para a construção de pontes com o Animal and Plant Health Inspection Service (USDA/APHIS) e para apresentar o trabalho institucional da entidade brasileira.

No eixo regulatório, a ABCSEM participou de reuniões do Comitê de Proteção de Cultivares da ABRASEM, contribuindo com a redação da nova proposta da Lei de Proteção de Cultivares, debatida com stakeholders como a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM), Croplife, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (APROSOJA), no âmbito do Instituto Pensar Agro (IPA). A associação defendeu ajustes no texto que garantam a sustentabilidade do setor de hortaliças frente ao uso indevido de sementes.

Além disso, a entidade participou de comitês técnicos da ABRASEM e da Seed Association of the Americas (SAA), alinhando pautas de interesse internacional, como normas fitossanitárias, estratégias de Análise de Riscos de Pragas (ARPs) e colaborações técnicas entre as Américas.

A atuação da ABCSEM nesses dois meses também incluiu o suporte contínuo aos associados, organização do jantar de 55 anos da entidade e os preparativos para a agenda de eventos do segundo semestre de 2025.