
A ABCSEM participou de uma reunião com representantes da Embaixada e do Consulado dos Países Baixos, que visou fortalecer o diálogo bilateral e as oportunidades de cooperação técnica e regulatória entre o Brasil e a Holanda no segmento de sementes. O encontro foi uma oportunidade importante para apresentar a entidade ao Sr. Alf de Wit e à Sra. Inge Horsmeier, representantes do governo holandês, e realizar atualizações sobre as ações em andamento relacionadas à batata-semente.
Durante a reunião, foram discutidos os requisitos fitossanitários para importação de batata-semente da Holanda, tema que vem sendo acompanhado de perto pela ABCSEM no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) Batata-Semente. As tratativas visam harmonizar procedimentos e garantir mais agilidade e segurança nas trocas comerciais, fortalecendo a confiança técnica entre os dois países.
Os representantes holandeses informaram que está prevista a visita do secretário de Defesa da Holanda ao Brasil, para reunião com o Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura (DSV/MAPA), com o intuito de discutir aspectos técnicos ligados às áreas vegetal e animal. Também foi mencionado um memorando de entendimento entre o Ministério da Agricultura dos Países Baixos e o MAPA, que prevê a criação de um Grupo de Trabalho Técnico (GT) voltado à cooperação em temas de inovação, sustentabilidade e aprimoramento regulatório.
A parceria entre Brasil e Países Baixos é estratégica para o avanço da horticultura e para o desenvolvimento de soluções na produção de sementes e mudas.
Você precisa fazer login para comentar.