A Ceagesp foi uma das empresas ganhadoras da 13ª edição do Prêmio Automação, realizado pela Associação Brasileira de Automação (GS1). Realizado anualmente, o evento tem como objetivo identificar as organizações que se destacaram no setor de automação ao longo do ano.
A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 9 de novembro e reunirá empresas de todos os setores. A Ceagesp receberá o prêmio pela sua atuação no grupo de trabalho de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). A necessidade de identificação rápida do produto e da garantia de rastreabilidade no processo de movimentação de produção ao consumo determinou o desenvolvimento de códigos de identificação e de seus aparelhos de leitura.
A EAN (European Article Numbering) e a UCC (Uniform Code Council) foram as organizações internacionais responsáveis pela administração dos códigos de identificação do produto e do seu fornecedor e da manutenção do banco de dados necessário à automação comercial.
A GS1 é o resultado da união das duas organizações. A GS1 Brasil, fundada 1983, recebeu do governo federal a incumbência de administrar e disseminar, em todo o território brasileiro, o Código Nacional de Produtos, Sistema GS1.
A utilização de códigos de identificação como o código de barras na embalagem e até na unidade do produto é prática generalizada para os produtos industrializados. A demanda pela sua utilização na movimentação, na comercialização e na identificação individual das frutas e hortaliças frescas cresce a cada dia.
A GS1 Brasil tem atuação setorial através de grupos de trabalhos de calçados, carne, construção, FLV, alimentação, móveis, saúde, telecomunicações, têxtil e varejo, que tratam de assuntos específicos de cada setor. A Ceagesp é parceira da GS1 Brasil no grupo setorial FLV. A parceria tem como objetivo conseguir que os produtores e consumidores de frutas e hortaliças frescas consigam aproveitar plenamente os benefícios da automação comercial.
O código de identificação permite uma identificação precisa e detalhada do fornecedor e do produto e o acompanhamento automatizado da competitividade e do desempenho do produto no processo de comercialização.
A adesão do fornecedor à automação comercial exige a sua inscrição na GS1, a sua capacitação na utilização dos códigos de identificação e o cadastramento do seu produto. Vale ressaltar que uma descrição incompleta do produto anula os benefícios da automação comercial.
A Ceagesp está colaborando com a GS1 na criação de descritores das frutas e hortaliças, que facilitem a vida do fornecedor e garantam que informações importantes sobre cada produto estejam disponíveis no seu código de identificação, como: variedade, tamanho, qualidade e embalagem.
Mais informações podem ser obtidas em www.gs1br.org
Fonte: Jornal Entreposto