ABCSEM apoia missão técnica ao Chile

Expedição teve como objetivo a troca de conhecimentos sobre a aplicação de alta tecnologia e inovação na produção de sementes no mercado chileno.

A Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) apoiou institucionalmente uma missão técnica ao Chile, país que é um dos maiores produtores e exportadores de sementes de hortaliças do mundo, que aconteceu no período de 10 a 15 de fevereiro. A organização da viagem foi realizada em parceria com a Embrapa Hortaliças e a Associação Brasileira de Horticultura (ABH), e contou com a participação de 30 profissionais do setor, dentre pesquisadores, professores, produtores de hortaliças e sementes, além de representantes de empresas brasileiras.

O foco principal da missão foi a troca de conhecimentos sobre a aplicação de alta tecnologia e inovação na produção de sementes, destacando a qualidade do mercado chileno. Durante a missão, o grupo teve a oportunidade de visitar as instalações de duas associadas da ABCSEM: as empresas de sementes Seminis e Rijk Zwaan.

A experiência permitiu aos participantes uma visão detalhada das práticas e tecnologias avançadas utilizadas no Chile, que garantem a alta qualidade genética e sanitária das sementes. Esse rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade em cada etapa da produção é o que torna as sementes chilenas altamente confiáveis e capazes de atender às exigentes demandas dos mercados globais, como Europa, Ásia e Estados Unidos.

A missão também incluiu diversas outras atividades, com destaque especial para uma visita à Pontifícia Universidade Católica do Chile, onde o grupo conheceu o panorama da produção de sementes no país, com uma apresentação sobre o sistema de produção feito pela Associação Nacional Gremial dos Produtores de Sementes (Anpros), entidade representativa do setor no país.

Ao longo dos seis dias de expedição, os participantes puderam verificar de perto a grande diversidade de sementes de hortaliças produzidas no Chile, que incluem principalmente cultivares de pimentão, berinjela, tomate, pepino, melão, melancia, cenoura, salsa, couve-flor, brócolis, milho-doce e cebola, demonstrando a robustez do segmento em território chileno.

O apoio da ABCSEM foi essencial para a promoção de uma rica troca de conhecimentos em prol do fortalecimento e desenvolvimento contínuos do setor hortícola brasileiro. “Esta foi mais uma iniciativa importante da ABCSEM, como facilitadora e apoiadora institucional, que reafirma o compromisso da entidade com a qualificação e modernização da indústria de sementes no Brasil, proporcionando aos profissionais do setor as ferramentas necessárias para impulsionar a competitividade e a excelência no mercado global”, afirma Mariana Barreto, Secretária Executiva da ABCSEM.