No mês de março, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) elegeu uma nova diretoria, composta pelos profissionais que estarão à frente das atividades e da rotina da entidade pelos próximos dois anos (2022/2023).
A nova gestão conta com uma nova profissional no cargo de presidente da ABCSEM. Quem assume o posto é Priscila Margossian, engenheira agrônoma, responsável pelo departamento de Marketing da Margossian Sementes.
Em entrevista à Newsletter da ABCSEM, Priscila contou um pouco sobre os desafios da nova gestão e os projetos que a entidade tem para este ano.
Confira abaixo.
ENTREVISTA COM PRISCILA MARGOSSIAN, NOVA PRESIDENTE DA ABCSEM
Newsletter da ABCSEM – Qual a importância de estar à frente da presidência de uma entidade tão representativa para o segmento, com mais de 50 anos de história, que contou inclusive com a participação e apoio do seu avô, Sr. Abraham Margossian, como o primeiro associado, desde sua fundação?
Priscila Margossian: Minha relação com a ABCSEM sempre foi de muito respeito e carinho, por influência do meu avô. Desde que comecei a atuar na Margossian Sementes, ele sempre me contava sobre a associação, do grande marco que foi sua fundação, sobre as conquistas e a importância da atuação em conjunto para trazer melhorias para o setor. Meu avô sempre incentivou a nossa participação e deixou sob minha responsabilidade o envolvimento nos encontros promovidos pela entidade.
Aprendi muito durante esses anos, participando das reuniões e workshops e, como engenheira agrônoma, sou muito grata por tantos conhecimentos compartilhados, principalmente no que diz respeito às questões legislativas. Poder estar à frente de uma entidade com tanta representatividade me enche de orgulho e de responsabilidade, com desejo de colaborar ainda mais para o reconhecimento do nosso segmento, atendendo as demandas dos associados no Brasil e exterior, sempre com muito compromisso, transparência e profissionalismo.
NA – O que os associados podem esperar da gestão desta nova diretoria?
PM: Será uma diretoria ativa e parceira, que buscará entender e solucionar as necessidades dos associados. Pretendemos promover mais encontros presenciais, proporcionando oportunidades para trocas e busca por soluções de forma conjunta.
A ideia é a de promover ainda mais o consumo de nossos produtos, informando sobre as diferenças e características de cada cultivar, levando informação de qualidade sobre suas propriedades nutricionais e formas de consumo para a população brasileira.
NA – Na sua visão, quais são os principais desafios que o setor de sementes e mudas de hortaliças e flores enfrenta na atualidade?
PM: Acredito que o principal desafio seja a redução do consumo. Algumas pesquisas, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, apontam uma redução no consumo de hortaliças ao longo dos anos. A redução do orçamento familiar somado às mudanças no estilo de vida dos consumidores são algumas das causas dessa diminuição, que foi ainda mais agravada por conta da pandemia por Covid-19.
Acredito que todas as pessoas têm o direito a uma alimentação saudável e equilibrada e dar acesso a alimentos de qualidade, como as hortaliças, é uma questão que não envolve só o setor agropecuário como também a esfera da saúde pública. Nossa missão é a de sempre manter informação de qualidade à disposição, explicando as diferenças entre cultivares e suas aptidões culinárias, mostrando que, além de ser uma opção acessível para a mesa do brasileiro, é também muito rica em nutrientes e saborosa.
NA – Quais são os principais projetos e planos de ação para este ano de 2022?
PM: Vamos trabalhar focando em três pilares: legislação, a marca ABCSEM e o consumo. O foco maior é sempre na legislação, com o objetivo principal de simplificar e desonerar as atividades comerciais de sementes e mudas. Seguiremos estruturando as instruções normativas, manteremos uma comunicação estreita com o MAPA, para que estejam alinhados com a realidade do mercado, melhorando o trânsito de sementes e mudas.
Quanto à marca ABCSEM, vamos trabalhar no fortalecimento da imagem institucional da associação e assim conseguir mais visibilidade na esfera política e social.
No consumo, a intenção é a de divulgar ações nas mídias sociais e eventos, a fim de promover o setor, mostrando a importância do consumo de hortaliças e seus efeitos para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Algumas ações já foram feitas em anos anteriores e obtivemos resultados promissores. Todos os associados estão convidados para participar e contribuir com ideias de campanhas e temas.
Conheça, abaixo, todos os membros da nova diretoria eleita para o biênio 2022/2023:
DIRETORIA
Presidente: Priscila Margossian (Margossian Sementes)
Vice-Presidente: Paulo Koch (Sakata)
Diretor Financeiro: Alécio Schiavon (Syngenta) | Suplente: Marcelo D’Avilla (Incotec)
Diretor de Projetos: Steven Udsen (Agristar) | Suplente: Larissa Zago (Bejo)
Diretor Setorial de Sementes: Edimilson Bagattini (Feltrin) | Suplente: Jean François (Enza Zaden)
Diretor Setorial de Mudas: Antônio Baracat (CGO) | Suplente: Ayrton Tullio (Horticeres)
Conselheiro de Mudas de Hortaliças: Samuel Rodrigues (HM Clause)
Conselheiro de Mudas de Ornamentais: Theo Pedro van der Geest (Karis Trading)
CONSELHO FISCAL E DE ÉTICA
Presidente Conselho Fiscal e de Ética: Marcia Endo (Takii)
1º Conselheiro: Wilton Tremura (Seminis)
2º Conselheiro: Andrei Santos (Isla)