Crédito: Divulgação ABRASEM / @alessamello_fotografia
Evento reuniu diversas associações do setor e contou com a participação do Ministro da Agricultura
Nos dias 11 e 12 de março, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) participou de um encontro promovido pela Associação Brasileira de Sementes (ABRASEM), que teve como foco debater e dialogar sobre os avanços na legislação da produção de sementes e mudas no país.
Realizado na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília (DF), o evento contou com a participação da equipe do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e de profissionais da Embrapa, além da presença de representantes de entidades internacionais, como a International Seed Federation (ISF) e a Seed Association of the Americas (SAA). Na ocasião, a ABCSEM foi representada por sua Presidente, Priscila Margossian.
No primeiro dia da programação, os participantes visitaram algumas empresas locais. O objetivo principal foi mostrar para as delegações estrangeiras, de 11 países, um pouco do trabalho realizado pela agricultura brasileira, evidenciando, em especial, a produção de forma sustentável, que respeita o meio ambiente. Já no segundo dia, no período da manhã, os representantes das entidades alinharam os principais assuntos que seriam discutidos na reunião com o MAPA, que aconteceria no período da tarde.
Nesta reunião, as entidades puderam apresentar ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, propostas direcionadas à legislação da produção de sementes e mudas, visando promover a inovação no melhoramento de plantas, os avanços na defesa da propriedade intelectual e o desenvolvimento de medidas fitossanitárias.
Dentre os principais temas abordados durante o encontro estiveram as seguintes pautas:
· Inovação no melhoramento de plantas
· Tratado internacional sobre recursos genéticos vegetais
· Medidas fitossanitárias
· Legislação de sementes
· Engajamento com as autoridades
· Capacitação
· Propriedade intelectual
· Práticas ilegais de sementes – como aumentar o engajamento conjunto
· Inovações relacionadas com sementes
Todos os pleitos e pontos de relevância discutidos foram incluídos em um documento, que foi protocolado pelas associações de sementes presentes no evento, e entregue posteriormente ao Ministro da Agricultura pelo presidente da ABRASEM, Ronaldo Troncha.
De acordo com Priscila, o encontro como um todo, considerando tanto a visita das delegações estrangeiras, quanto a reunião com o ministro e sua equipe, foi bastante positivo. “O diálogo e a soma de esforços conjuntos entre todos os envolvidos do setor, empresas privadas e órgãos públicos, são de grande importância para sanar dúvidas, identificar desafios e promover avanços na legislação que regulamenta a produção e comercialização de sementes e mudas”, ponderou.
Crédito: Divulgação ABRASEM / @alessamello_fotografia
Crédito: Divulgação ABRASEM / @alessamello_fotografia