Com o objetivo de dar as boas-vindas e apresentar o cenário atual do comércio do setor de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) realizou uma reunião com o novo Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Dr. Francisco
A reunião, que aconteceu no dia 03 de agosto, na sede do MAPA
De acordo com
Panorama do setor olerícola
Confira abaixo um breve resumo do que foi apresentado pela Abcsem ao MAPA:
As HORTALIÇAS têm um grande espaço para conquistar no mercado nacional, já que é crescente a preocupação com uma alimentação mais saudável e consciente, e o consumo de vegetais no Brasil ainda está abaixo do recomendado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidas 5 porções diárias de vegetais: frutas, legumes e verduras; mas apenas 18,9% dos brasileiros seguem este parâmetro, segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde.
No ano de 2008, em levantamento interno realizado pela ABCSEM, foram estimados cerca de R$ 307 milhões comercializados
Um fator que já está transformando o mercado de hortaliças são os supermercados e feiras livres especializadas em produtos de alta qualidade e/ou orgânicos. Uma consequência clara das características do novo tipo de consumidor que está surgindo neste mercado: aquele que prima pela saúde e qualidade
Já o setor de FLORES E ORNAMENTAIS apresenta uma movimentação financeira anual de R$ 3,3 bilhões, e vem se expandindo consideravelmente. A floricultura, antes restrita à região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo, hoje se encontra em todas as regiões do País. Um dos aspectos que contribui para a expansão são as condições climáticas do Brasil que favorece o cultivo de flores de clima temperado e tropical, o que confere aos produtos brasileiros oportunidade de conseguir uma boa fatia do mercado internacional.
O potencial de geração de ocupação e renda deste setor é significativo: o número de produtores
Temas prioritários para o setor
Com o objetivo de realizar ações em conjunto de incentivo à manutenção dos produtores e comerciantes do setor, a Abcsem apresentou ao Ministério alguns temas prioritários, no que se refere às sementes e mudas de hortícolas, que necessitam de atenção, a fim de buscar soluções práticas para seus maiores entraves. Confira os temas abaixo:
- ARP (Análise de Risco de Pragas) – Resolução de entraves relacionados à permissão de importação de novos produtos de novas origens: grande volume de processos e tempo muito longo de espera para a conclusão dos mesmos. A Instrução Normativa nº 6 (de 16 de maio de 2005) condiciona a importação de espécies vegetais, suas partes, produtos e subprodutos à publicação dos requisitos fitossanitários específicos, estabelecidos por meio de ARPs.
- ARP Novas Origens – Resolução de entraves relacionados com a adequação de países da União Européia (em especial Holanda, França e Dinamarca) e entre possíveis outros países (Japão) às Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias da Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais – CIPV.
- Revisão do decreto 5.153 (de 23 de julho de 2005) – Revisão de itens do referido regulamento da Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas (SNSM), e dá outras providências, visando sua adequação ao setor de sementes e mudas de hortaliças e flores.
- Elaboração de Instrução Normativa (IN) para o setor de sementes e mudas de hortaliças, flores, ornamentais, condimentares, medicinais e aromáticas – Elaboração de minuta de texto de normativa específica para regulamentar as particularidades relacionadas com a produção e o comércio do segmento de sementes e mudas de hortícolas.
- Revisão da IN nº 50 – Revisão desta importante normativa (de 29 de dezembro de 2006), que aprova as normas para importação e exportação de sementes e mudas, de forma a atualizá-la e prever particularidades do segmento hortícola.
- Publicação e revisão de outras regulamentações relacionadas com o setor de sementes e mudas de hortaliças e flores – Revisão de normativas que regulamentam importantes processos envolvidos com o setor, de forma a atualizá-las e prever procedimentos ligados ao segmento hortícola.
- Amostragem racional de sementes e mudas importadas – Oficialização de uma proposta de frequência das coletas de amostras para amostragem racional de qualidade e fitossanidade. As empresas importadoras têm sérios prejuízos quando da retirada de amostras volumosas de produtos em pequenos lotes, cujas sementes são bastante valiosas, como o caso das melancias triplóides.
ArtCom Assessoria de Comunicação
Contatos: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br