Os agricultores adotam diversos equipamentos e sistemas para melhorar e facilitar os processos de produção. Em Mogi das Cruzes, o tradicional cultivo de hortaliças e flores, utiliza cada vez mais o sistema de estufas, método de cultivo protegido que, segundo produtores, colabora para a melhora da qualidade dos produtos.
De acordo com o produtor de hortaliças Alexandre Fortuna Leitão Silva, que adotou o sistema em e mais de três mil metros quadrados de sua propriedade, as estufas se tornaram quase uma exigência, já que os clientes desejam cada vez mais, por exemplo, uma alface sem marcas pretas nas folhas. Com o cultivo nesse ambiente, é possível ter um produto mais saudável e bonito aos olhos dos compradores.
Silva explica que uma das vantagens da produção em estufas é a possibilidade de controlar o clima em que as hortaliças são cultivadas e, principalmente, protegê-las contra as fortes chuvas, responsáveis pela destruição de muitas plantações. “As opções são variadas e as empresas fabricantes já utilizam plásticos que barram os raios ultravioletas, porque a exposição solar excessiva pode prejudicar as verduras”, esclarece.
A facilidade do sistema também está no fato de que doenças e pragas não atingem as produções. Para o produtor, o cultivo em estufas é uma tendência que deve ser adotada por muitos agricultores. Segundo ele, hoje existem estruturas que podem ser montadas com facilidade em qualquer lugar. As opções mais simples podem custar em torno de R$ 45 a R$ 50 o metro quadrado.
O produtor de orquídeas Márcio Kamazuka defende os benefícios do método. Um deles, considerado o mais importante, é o controle de questões ambientais como a temperatura. Por meio de sistemas agregados, que requerem um investimento maior, o agricultor controla até mesmo o resfriamento ou aquecimento do ambiente.
Fonte: Site Mogi News