“Basta olhar o mapa do mundo para ver que um país como o Brasil, com solo, água e terra, não tem problema para competir com quem quer que seja”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de comemoração dos 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta quarta-feira (28/7), em Brasília/DF.
Lula disse, ainda, que a agricultura brasileira, assim como a pasta que a representa, estão consolidadas perante o mundo. “Estamos colhendo o que plantamos. Aprendi que, se fizéssemos o óbvio, tudo seria mais fácil”, expressou o presidente ao lembrar que, dessa forma, o Brasil conseguiu diversificar as exportações.
O fortalecimento da pesquisa no setor agropecuário, com destaque para o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a conquista de mercado para o biodiesel e a intensificação de vendas para novos destinos, como Oriente Médio e África, saindo do eixo Estados Unidos-Europa, também foram ressaltados por Lula.
Quanto à dependência brasileira de fertilizantes, o presidente acredita que deverá ser reduzida consideravelmente, a ponto de tornar o País exportador de matéria-prima para fabricação do insumo. “Estou convencido de que daqui a cinco anos o País será exportador, com empresas brasileiras instaladas na Argentina, Venezuela e Peru.
Fonte: MAPA