Análise Conjuntural do Comércio Exterior da Floricultura Brasileira

A Hórtica Consultoria e Treinamento desenvolveu uma análise do desempenho das exportações brasileiras de flores e plantas ornamentais em 2009 e as primeiras prospecções em relação a 2010.

Vale a pena observar que o grande foco no mercado interno vem poupando a floricultura brasileira dos efeitos adversos da recessão nos principais mercados importadores mundiais dos EUA, Europa e Ásia.

O consumo dos brasileiros responde por 97,78% da movimentação financeira na Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais. Esse tem sido o principal fator de sustentação da atividade e motivo destacado do seu grande sucesso empresarial, principalmente nesse momento de forte crise econômica e financeira internacional.

Tal sorte não vem sendo experimentada pelos vizinhos de economia florícola essencialmente exportadora no segmento de plantas cortadas  para consumo final, como no caso da Colômbia, Equador e Costa Rica. Para eles, o desempenho exportador vem gerando reflexos sócio-econômicos efetivamente dramáticos.

Confira a análise na íntegra acessando o link a seguir: www.abcsem.com.br/imagens_noticias/2010%20Analise%20Conjuntural%20do%20Comercio%20Exterior.pdf

Fonte: Hórtica Consultoria e Treinamento