Aposta no melão

Agricultores do sertão de Pernambuco investem no melão. Eles procuram se especializar na cultura para deixar a fruta pernambucana mais competitiva no mercado brasileiro e de quebra iniciar a exportação.

O agricultor José Joventino se prepara para a primeira colheita do ano, que será no início de maio. O ciclo médio do plantio ao corte é de 65 dias. Da lavoura serão retiradas cerca de 30 toneladas do fruto. O manejo é do tipo tradicional. A irrigação ainda é feita com o nivelamento de sucos.

“Se tivesse um jeito de produzir bastante eu ia saber que iria trabalhar só para ganhar”, disse seu José.

O agricultor Luís Antônio Torres já começa a olhar para o futuro e fez algumas alterações na forma de cultivo. O agricultor, que hoje fornece para São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, eliminou os sucos e implantou a irrigação por gotejamento. Adubo e nutrientes são misturados à água, o que gera economia e um bom aproveitamento. As sementes são melhoradas geneticamente. Houve um aumento de 40% na produção. O resultado é visível.

“Dá um produto melhor, de boa qualidade. Dá todo uniforme. O melão não muito diferenciado um do outro”, explicou seu Luís.

Tudo porque Floresta quer se destacar no cenário internacional no plantio de melão. Mas as pequenas mudanças são só o começo. A Secretaria de Agricultura do Município tem planos ambiciosos, quer transformar cada produtor de Floresta em responsável por um produto que saia do sertão de Pernambuco para a mesa de consumidores dos Estados Unidos e Europa.

Até o final do ano o município pretende começar a exportar. Para isso, será montada na área da antiga Central de Abastecimento de Alimentos uma estrutura para receber o melão dos agricultores para realizar um processo de seleção, acondicionar a produção em câmaras frias e embalar a mercadoria dentro dos padrões de qualidade internacionais.

Para aprontar toda a estrutura, o investimento será de R$ 900 mil. Pernambuco responde por pouco mais de 5% de todo o melão cultivado no Brasil. O principal Estado produtor é o Ceará, com 50%.
 

Confira a reportagem sobre o assunto acessando o link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1250445-7823-AGRICULTORES+DO+SERTOO+DE+PERNAMBUCO+INVESTEM+NO+MELOO,00.html

Fonte: Globo Rural