Articulação institucional ganha força com pautas estratégicas nos últimos meses

Atividades movimentam agenda da entidade

Os últimos meses foram de forte articulação institucional, marcado por uma agenda repleta de encontros, debates e representações da ABCSEM em diferentes fóruns e instâncias do agronegócio brasileiro.

A associação esteve presente na cerimônia de lançamento do Plano Safra 2025/26, realizada no Palácio do Planalto. O evento reforçou a necessidade de acompanhar de perto as políticas públicas de crédito e financiamento, que impactam diretamente a competitividade da agricultura nacional.

Além disso, a agenda contemplou reuniões de suporte aos associados, como a realizada com a Syngenta, que tratou de processos de exportação de sementes brutas para beneficiamento e posterior reimportação, e o encontro com a ISLA, no qual foram discutidas questões técnicas relacionadas à submissão de novas ARPs (Atividades de Registro de Produtos) junto ao MAPA.

A entidade também participou da reunião de organização do 22º Encontro de Viveiristas, evento atualmente realizado pelo IBRAHORT e APHORTESP, com o apoio da ABCSEM, que definiu pontos-chave do evento, incluindo inscrições, programação de palestras, logística de visitas técnicas e estratégias de patrocínio. Ainda no campo dos projetos, ocorreu a reunião do Projeto Bremia.

No âmbito setorial, a ABCSEM esteve presente em diversos comitês e câmaras técnicas. Entre os destaques estão as reuniões dos Comitês da ABRASEM, entre eles: Comitê de Proteção de Cultivares, Comitê de Executivos e do Conselho de Administração. Nessas ocasiões, foram discutidos temas como a reforma tributária, os impactos da Lei do Autocontrole na legislação de sementes, o andamento da Lei de Proteção de Cultivares e a modernização dos sistemas do MAPA.

Internamente, a diretoria da ABCSEM se reuniu para tratar de pautas estratégicas, incluindo fluxo de caixa, planejamento para 2026, revisão das anuidades, marca institucional e organização de workshops técnicos em parceria com o MAPA. No mesmo dia, também ocorreu a reunião do Comitê de Combate à Pirataria da ABCSEM, que definiu o plano de ação para o segundo semestre de 2025, e a participação no Comitê de Combate à Pirataria da ABRASEM, dedicado ao levantamento de dados sobre a prática ilegal em diferentes espécies.

A agenda da entidade ainda incluiu participação na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do MAPA, onde foram debatidos temas como pragas quarentenárias, evolução do registro de espécies ornamentais no RNC, requisitos fitossanitários de importação e normas de saúde e segurança no trabalho. Também foi uma realizada reunião presencial com a Coordenadora-Geral de Sementes e Mudas do MAPA, Dra Izabela Carvalho, tratando de pautas técnicas como amostragem, exportação e reimportação de sementes, importação de sementes codificadas e atualização da Instrução Normativa nº 25/2017.