Brasil e Chile cada vez mais perto do livre comércio

No dia 19 de outubro, foram concluídas as negociações para um acordo de livre comércio entre o Chile e o Brasil. O termo deve ser assinado até o final do ano e tem o objetivo de impulsionar os fluxos de comércio e investimentos entre os países, tanto nos setores de bens, quanto de serviços.

O país chileno se consolidou, por exemplo, como o principal fornecedor de frutas secas para o Brasil. De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI),  representa cerca de 24% do total de frutas secas importadas no mercado brasileiro.

O Chile é um dos principais países de onde vêm os produtos para serem comercializados aqui no maior mercado atacadista da América Latina e o terceiro maior do mundo, a CEAGESP. De acordo com a Companhia, no ano de 2017, foram vendidos mais de 29 mil toneladas de alimentos de origem chilena. Os principais itens ficam por conta da maça, kiwi, uva, além do salmão.

 

Fonte: CEAGESP