Pela primeira vez, o setor sementeiro de hortaliças, flores e plantas ornamentais brasileiro promoverá uma campanha de conscientização dos produtores quanto aos riscos e prejuízos do uso de sementes piratas e contará com um selo de combate à pirataria de sementes e mudas. Com o slogan “Sementes e mudas piratas, quem perde é o produtor”, ele visa validar empresas e produtos comprometidos com a comercialização legal e ética destes insumos agrícolas no país, marcando um novo capítulo na luta contra a pirataria. Vale destacar que esta prática ilegal compromete a produtividade agrícola, ameaça a inovação e impõe riscos à segurança alimentar e ao desenvolvimento tecnológico agrícola do país.
Durante a Hortitec 2025, o selo foi apresentado e distribuído ao público e envolveu produtores, empresas, agentes reguladores e autoridades. A proposta é promover a formalidade e o respeito às leis que regem o setor de sementes e mudas. “Esta iniciativa da ABCSEM representa mais um importante instrumento para a conscientização do produtor, com a finalidade de alertá-los contra os prejuízos causados pela pirataria, valorizando aqueles que investem em pesquisa, tecnologia e ética. Trata-se de um compromisso público com a integridade de toda a cadeia produtiva”, destaca Mariana Barreto, Secretária Executiva da ABCSEM.
Para ampliar sua visibilidade, o selo foi e será divulgado em materiais promocionais e institucionais da ABCSEM e de seus associados, incluindo bótons e adesivos aplicados nas roupas dos profissionais. Também será incorporado em futuras campanhas de comunicação e em iniciativas educativas da entidade, dos associados e de demais stakeholders, fortalecendo o engajamento e o reconhecimento no setor.
A ABCSEM