CATI e FEAP lançam Guia de Boas Práticas Agropecuárias

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) e a CATI, ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, produziram um guia, que tem o objetivo de difundir o conceito e a aplicação de Boas Práticas Agropecuárias aos pequenos e médios produtores do Estado, beneficiários de algum tipo de financiamento ou crédito agrícola pelo governo.

O guia oferece, em suas 103 páginas, informações para que os produtores rurais desenvolvam suas atividades com respeito às exigências de proteção ao ambiente e de preservação dos recursos naturais. Essas orientações mostram os cuidados necessários na gestão da exploração agrícola, bem como na conservação do solo, da água e dos aquíferos, que caracterizam o correto ordenamento e a preservação do espaço rural. Além disso, apresenta detalhes das atividades agropecuárias do Estado de São Paulo e dicas de empreendedorismo, que podem ser seguidas pelas famílias rurais.

A aplicação dos princípios de Boas Práticas Agropecuárias, descritas no manual, é uma contrapartida obrigatória de um compromisso assumido pelo produtor ao receber benefícios e financiamentos agrícolas pelo FEAP. “Nas Casas da Agricultura, os produtores podem ter acesso a essas linhas de financiamento, por meio da emissão da Declaração de Aptidão ao FEAP (DAF) e obter informações sobre a subvenção do Seguro Rural”, destaca José Luiz Fontes, coordenador da CATI.

Fontes acredita que a publicação vai contribuir com o trabalho dos técnicos da CATI, que já oferecem assistência técnica e extensão rural de qualidade. “A partir do momento que os produtores são orientados a gerenciar, da forma correta, recursos materiais, humanos e financeiros, os riscos de seu negócio serão diminuídos e a rentabilidade aumentada. Esses são os objetivos do manual: fazer com que as famílias agrícolas ganhem eficiência, produtividade, produtos de qualidade, melhor condições de trabalho e sistemas de produção sustentável, segura e ecologicamente correta”, avalia.

O Guia de Boas Práticas Agropecuárias apresenta linguagem simples, belas fotos e ilustrações e modelos de fichas de registro, com informações sobre a propriedade, funcionários, animais, equipamentos, entre outros, que podem ser reproduzidas para uso diário na propriedade.  As fichas e o guia podem ser baixados pela Internet no site www.boaspraticasnaagricultura.com.br/guia/.

Boas Práticas Agrícolas: São um conjunto de princípios, normas e técnicas que, aplicadas sistematicamente em uma propriedade agrícola, têm como resultado um aumento da produção de alimentos e produtos agrícolas mais seguros e saudáveis. As recomendações se aplicam à produção, ao processamento e ao transporte de alimentos, que melhoram as condições dos trabalhadores e de suas famílias, protegem o meio ambiente e cuidam da saúde humana. As Boas Práticas Agrícolas também proporcionam um melhor desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Consumidores exigentes: Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos alimentos, a forma como foram obtidos e a conservação ambiental. Em resposta a essa demanda, as Boas Práticas Agropecuárias tornaram-se uma ferramenta essencial para o agricultor do século XXI, que quer manter sua competitividade no mercado brasileiro, ao seguirem as exigências da natureza e do consumidor.

CATI: Promove o desenvolvimento rural sustentável, por meio da implantação de programas e projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. A CATI considera a preservação do meio ambiente e possibilita a inserção social.

FEAP: Apóia produtores rurais e pescadores artesanais, bem como suas cooperativas e associações, em projetos e programas específicos. O FEAP oferece crédito rural e subvenção do prêmio de seguro rural.

Fonte: CATI