A crescente demanda proporcionada pela movimentação comercial na Ceasa de Palmas (TO) tem atraído agricultores familiares do entorno da capital do Tocantins. A central comercializou 1.015 toneladas de produtos, gerando cerca de R$ 1,5 milhão, em outubro.
O comprador de verduras Edson Monteiro, explica que os produtores estão começando a acreditar na comercialização da Ceasa. “Até pouco tempo fazíamos todas às compras as verduras e legumes eram trazidas de Goiânia e região Sul. Agora já pudemos contar com alguns produtos aqui na região de Palmas, principalmente pepino, quiabo, maxixe, abobrinha e mandioca ”, destacou.
Os produtos mais comercializados são; abacaxi, tomate, melancia, laranja, batata, repolho, ovo branco, cenoura, maçã nacional, abóbora cabutiá e alho.
Mercado aberto
Com uma plantação de pepino em fase inicial, o produtor Antônio Francisco da Silva, acredita nessa oportunidade e pretende expandir sua plantação. Atualmente, ele possui 700 pés de pepino, 300 pés de maracujá e 300 de melancia. “A Ceasa é uma grande porta para comercializar nossos produtos. Por isso nós produtores estamos mais confiante em plantar, pois temos o local certo para a venda de nossos produtos”, disse Francisco Silva.
Fonte: Jornal Entreposto