Cebola Nacional x Cebola Estrangeira

A Cebola Nacional é um dos produtos mais comercializados no Entreposto Paulista. Sendo que segundo o relatório da Companhia, em 2016, foram vendidas mais de 100 mil toneladas, em geral. Isso envolvendo todos os tipos.

Ela ocupa uma posição de destaque, na segunda colocação do setor, ficando atrás apenas da batata. No cenário completo, envolvendo todos os produtos, o item fica na quinta posição atrás apenas da laranja, do tomate, da banana e da batata, respectivamente.

O problema é que o preço está fazendo muitos compradores chorarem e não é por causa do efeito que ela faz na hora do preparo. A média mensal do preço da Cebola Nacional, no ano passado, ficou por volta de 2,19 reais. Isso porque, o produto teve um aumento considerável no primeiro semestre chegando a custar R$ 3,47, no mês de maio deste mesmo ano. Já em julho, deste ano, o produto ainda se encontra em alta.

O motivo, segundo os vendedores da CEAGESP, é que a cebola está em entressafra. Ela pode ser encontrada no valor de 40 reais o saco de 20 quilos. Sendo que no mês de junho, a cebola chegava a custar de 20 a 28 reais. Outro motivo que também levou a esse aumento descontrolado dos preços, foram os valores pedidos pelos produtores do Estado de Goiás. Muitas empresas trazem a mercadoria de lá, já que o Estado é um dos principais produtores.

Apesar que, no início do mês de julho, na Central de Abastecimento de São Paulo, a comercialização das cebolas vindas de fora do País se encontrou em situação não tão favorável, já que não tinha muito produto para ofertar.

Porém, comparando a Nacional com a cebola estrangeira, por exemplo, da Argentina, ela está mais em conta. O saco de 20 quilos foi possível encontrar por 38 reais. 

 

Fonte: Jornal Entreposto