Foi lançado ontem em Londrina o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio das universidades estaduais e do Fundo de Ciência e Tecnologia. O programa visa certificar gratuitamente 300 propriedades do Paraná que cultivam produtos orgânicos. As avaliações serão feitas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Cerca de 2,5 mil pessoas formadas nas universidades do Estado em cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Biologia e Medicina Veterinária foram treinadas para auditoria em certificação e tiveram um curso de noções básicas de agricultura orgânica, patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar).
Essas pessoas formam o núcleo de orgânicos, que fará a avaliação nas propriedades levando em consideração o que deve ser modificado de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O parecer delas será repassado ao Tecpar, que vai avaliar e notificar quais adequações devem ser feitas nos terrenos, no solo e no produto.
Com o decorrer do tempo, o programa será estendido para todos os municípios em que há universidades estaduais. O diretor-presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, ressaltou a importância do projeto. “A certificação representa um avanço, difundindo o consumo de produtos saudáveis e garantindo aos produtores orgânicos uma renda mensal por meio de um produto diferenciado no mercado. O programa é uma importante política do governo do Paraná na busca da melhoria de qualidade de vida da população”, afirma.
Após a certificação os produtos vão receber autorização para usar o selo Tecpar Cert, um sinônimo de qualidade e segurança para o consumidor. Produtores interessados em mais informações sobre o programa podem procurar o escritório da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em Londrina, que fica na Avenida Maringá, 813. Telefone: (43) 3327-8717 / (43) 3327-8717.
Fonte: Folha de Londrina