Chuva de granizo afeta plantações e prejudica safra

Agricultores reclamam que não receberam auxílio para seguro este ano
 
A chuva de granizo que atingiu Louveira na noite desta segunda-feira (25) comprometeu a safra do circuito das frutas. As plantações foram afetadas e os produtores rurais já contabilizam os prejuízos. Muitos não tinham um seguro porque não receberam a ajuda do governo garantida por lei este ano.

A propriedade do agricultor Célio José Biasi tem 3,6 mil pés de caqui e a maior parte foi atingida pelo gelo. Ele tinha a previsão de fazer uma colheita para 15 mil caixas, mas a chuva causou um prejuízo de 90%. A cultura da uva também foi atingida. O produtor Orivaldo de Jesus cultiva 48 mil pés da fruta, mas o granizo atingiu as parreiras ainda em formação e também as mais antigas.

Segundo a Federação dos Produtores Rurais, a chuva de gelo atingiu quase metade de todas as propriedades que compõem a associação. Agricultores sem seguro culpam o governo federal, que não fez o repasse de um subsídio para os seguros este ano.

O Ministério da Agricultura costuma bancar até 60 % do benefício, mas confirmou que ainda não fez a distribuição dos R$ 90 milhões previstos em lei. Apesar do atraso, o governo garante que o produtor que fez contrato com a seguradora e necessitar de indenização vai receber o subsídio.

Confira a reportagem completa sobre o assunto, acessando o link a seguir: http://eptv.globo.com/economia/NOT,0,0,321217,Chuva+de+granizo+afeta+plantacoes+e+prejudica+safra.aspx

Fonte: EPTV