Chuvas prejudicam safra do morango em Atibaia, mas não afetam o bolso do consumidor

 

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda O longo período de chuvas do começo do ano prejudicou a safra do morango em Atibaia. A fruta da época chega às prateleiras em menor quantidade neste ano. Mesmo assim, o consumidor não precisa ficar preocupado com o preço.

Para essa época do ano, a fruta deveria ter outra tonalidade. Os morangos, ainda verdes, já eram pra estar maduros. Em uma área de quatro hectares, em Atibaia, o produtor rural, Sebastião Silvério de Oliveira, cultiva 210 mil pés da fruta.

Só que as chuvas em excesso do começo do ano, prejudicaram o preparo do solo. Resultado: os agricultores demoraram a plantar. “A partir de dezembro, janeiro, a gente já está com preparação de solo. Então houve um atraso. Devido a esse atraso do solo, o plantio acaba atrasando também. No geral, se teve uns 20 dias de atraso”, explicou Sebastião.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Por causa desse período de chuvas e do atraso na colheita a Associação dos Produtores de Morango da Região de Atibaia calcula que a produção este ano será menor. A estimativa é colher sete toneladas. Duas a menos que no ano passado.

Em compensação, o problema não deve afetar o preço. A caixa já começa a ser vendida pelo mesmo valor da safra passada: entre R$ 7 e R$ 8 reais. “A gente tem a competição do pessoal de Minas Gerais e outras regiões, mas a gente abastece São Paulo. Para São Paulo, a gente acredita que a nossa produção é satisfatória”, garantiu o presidente da Associação, Osvaldo Mazieiro.

Fonte: VNews / Globo.com