Comitê coordenado pela ABCSEM busca a defesa dos interesses do setor

Com atuação na parte legislativa, o Comitê vem conquistando resultados bastante positivos e consolidando ainda mais a imagem da entidade como representante do segmento de olerícolas, flores e ornamentais

Com o principal objetivo de analisar as demandas do segmento e propor soluções para supri-las, o Comitê de Olerícolas, Flores e Ornamentais, é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) e a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). Instalado em novembro de 2009, o Comitê agrega integrantes do então vigente Grupo de Trabalho (GT) de Legislação da ABCSEM (composto por representantes de empresas associadas e experientes nos assuntos de interesse do segmento), e está sob coordenação desta.

O novo grupo mantem-se forte na busca de soluções para os gargalos do setor, basicamente no que se refere à regulamentação (legislação), dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo GT, bem como, criando novas frentes de ação para demandas levantadas pelo Comitê.
O papel do Comitê consiste basicamente em avaliar e revisar normativas e regulamentações para propor alterações e adequações que façam com que sejam mais aplicáveis. Além disso, cabe também ao Comitê auxiliar os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a compreender melhor a realidade do setor hortícola, para a elaboração de normativas específicas direcionadas a atender com mais detalhes suas particularidades que divergem em alguns pontos das grandes culturas, as quais foram utilizadas como base na elaboração de muitas legislações vigentes.

O Comitê é formado por um coordenador geral, Carlos Shogi Kishimoto, diretor de Sementes da ABCSEM; uma coordenação executiva, Mariana Ceratti; e ainda conta com as conselheiras técnicas, Adriana Pontes, vice-presidente da entidade e Inês Wagemaker, diretora do segmento de Flores e Ornamentais; além dos 12 membros associados que o compõem. Entre a lista de 17 assuntos relacionados para trabalhar, cinco foram eleitos como prioritários:
• Problemática do setor frente às Análises de Riscos de Pragas (ARPs) e das novas origens X procedências de sementes e mudas importadas;

• Viabilização das exportações de sementes e mudas (minor crops) tratadas com produtos fitossanitários, atendendo às exigências do país importador;

• Revisão do Decreto nº. 5.153, que regulamenta a Lei de Sementes e Mudas;

• Norma para Produção e Comércio de Sementes e Mudas de Olerícolas, Flores, Ornamentais, Medicinais, Aromáticas e Condimentares;

• Reuniões presenciais com representantes do MAPA e órgãos fiscalizadores nos Estados, para compreensão das dificuldades e entendimentos sobre as particularidades do setor. 

O reconhecimento que a ABCSEM conquistou nestes 40 anos de história, junto aos associados, parceiros fundamentais, e principalmente junto ao setor como um todo – em nível internacional – e ao MAPA, evidencia que o trabalho do grupo técnico da ABCSEM é feito com responsabilidade e critério, focado naquilo que é legal e imprescindível para o correto cumprimento das regulamentações, concomitante com o desenvolvimento e crescimento do setor. Tal trabalho é visto, reconhecido e respeitado. Haja vista que quando da revisão ou elaboração de normativas relacionadas com a horticultura, a ABCSEM frequentemente é convidada a participar, estando sempre presente, pois busca levar sugestões com embase técnico de forma a colaborar positivamente; propondo apenas aquilo que é possível ser cumprido, tanto pelo setor, quanto pelo Ministério.

Carlos Shogi Kishimoto, coordenador do Comitê
Adriana Luzia Pontes, vice-presidente

*Artigo publicado na edição de Junho/Julho de 2010 da Revista Cultivar


ArtCom Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa: (19) 3237-2099
Marlene Simarelli – marlene@artcomassessoria.com.br
Isabella Monteiro – isabella@artcomassessoria.com.br
Daniela Mattiaso – daniela@artcomassessoria.com.br