Comitê de Marketing: novas estratégias em prol do crescimento da Abcsem

Com o objetivo de oferecer suporte à diretoria na tomada de decisões; viabilizar um estudo de oportunidades e de gerenciar trabalhos internos relacionados com o planejamento, mercado e publicidade, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) criou o Comitê de Marketing, atendendo umas das diretrizes estabelecidas para o Plano de Trabalho na gestão 2010/2011.

Fundado neste primeiro semestre de 2010, o Comitê é composto por associados com experiência na área de planejamento, comunicação, marketing e de negócios, sendo atualmente integrado por: Luis Eduardo Rodrigues (presidente da Abcsem e coordenador do Comitê), Vitor Hugo Soares Müller (Agristar), Renata Cintra (Syngenta), Juliana Manco (Monsanto), Ricardo Augusto Zepter (Nunhems) e Rafael Simões de Almeida (Clause).

“A idéia surgiu para nós promovermos de forma mais ordenada a marca Abcsem, ampliarmos a realização de eventos – visando difundir informação e tecnologia –, intensificar ações de comunicação e priorizar o atendimento às necessidades dos associados”, afirma Luis Eduardo.

Plano de Trabalho

Segundo Adriana Pontes, vice-presidente da Abcsem, como o Comitê está no início, ainda está elaborando a sua agenda formal de trabalho, pois as idéias ainda estão sendo discutidas. Contudo, o Planejamento Estratégico (PE) é uma prioridade, assim como a realização de um evento específico do setor de sementes de hortaliças; que deverá acontecer no próximo ano; e o desenvolvimento do marketing interno e externo da Abcsem”, explica. “É fundamental trabalharmos forte em nosso marketing interno, dentro das empresas associadas, para termos o apoio de todos e também que o trabalho da Abcsem seja divulgado em todos os elos da cadeia. Com isso, fortalecendo a imagem da associação, os trabalhos serão mais facilmente desenvolvidos”, complementa.

Como primeiro trabalho, o Comitê de Marketing vem desenvolvendo a revisão do PE, a partir do qual a associação redefinirá todo o seu portfólio de serviços, assim como as principais ações para os próximos quatro anos. “E para isso, conta com a consultoria da Fundação Dom Cabral – bastante experiente no ramo de negócios, organização e gestão – na implantação de todas as metodologias para a definição do planejamento estratégico, adequando à realidade da Associação”, explica o presidente da Abcsem.

A partir da revisão do PE será possível traçar novas metas de atuação para a associação, pois o “objetivo deste é além de rever o planejamento anterior para medir o quanto já avançamos desde 2005, traçar novas metas visando nossas perspectivas futuras, já que a associação está crescendo e em um momento bem diferente agora”, ressalta Adriana.

Envolvimento necessário

Para Juliana Manco, integrante do Comitê, ao saber o que cada associado espera da Abcsem e quais são as suas prioridades, será possível ter mais foco e alcançar resultados sensíveis e satisfatórios. No entanto, ela observa que, para que isso aconteça, “os associados devem contribuir expondo as suas reais expectativas do trabalho da Abcsem. Lembrando sempre que, como se trata de uma associação, a participação ativa é importante para o andamento dos projetos, além do feedback e da divulgação dos nossos resultados”, salienta Juliana Manco.

“Esta é mais uma estratégia que a Abcsem adota com o intuito de intensificar sua fase ascendente de crescimento e fortalecimento enquanto entidade de classe que representa o setor de sementes e mudas de hortaliças, frutas e ornamentais (HFO), à medida que viabilizará projeção e reconhecimento interno e perante o setor. Por isso contamos com a participação dos associados seja como membro efetivo do Comitê ou ainda contribuindo com idéias, críticas e sugestões durante nossas reuniões presenciais ou virtuais. Vamos tocar juntos este projeto rumo a novas conquistas”, conclama Luis Eduardo Rodrigues.

Confira abaixo os temas que constam, até o momento, na agenda de trabalho do Comitê de Marketing da Abcsem:

• Revisão do Planejamento Estratégico
• Revisão do Código de Ética e Conduta da Associação
• Desenvolvimento da marca Abcsem e definição do portfólio de serviços e proposta de novos benefícios aos associados
• Planejamento da estrutura operacional da Abcsem (desenvolvimento do cargo de diretor executivo, por exemplo)
• Definição de novos projetos: gestão da marca, visão, estratégia, relacionamento e desenvolvimento econômico da associação
• Apoiar novos projetos e desenvolver ações já existentes de entidades parceiras para o aumento do consumo de produtos do setor
• Desenvolver campanhas para estimular a produção e o comércio legalizado de sementes e mudas e o uso de tecnologia, através de projetos e ações
• Planejamento do workshop da cadeia de hortaliças, a ser realizado em 2011
• Promover ações de marketing e publicidade em novos meios de comunicação, com foco do produtor ao consumidor
• Desenvolver informes publicitários sobre os dados estatísticos do setor, quantificando sua importância social e econômica para a agricultura nacional
• Estudar formas de utilizar o website da associação para divulgar informações de mercado e do setor, tornando-o mais atrativo à cadeia de HFO
• Realização em 2010 de um levantamento sobre o volume da produção nacional de sementes de hortaliças

Comunicado – A reunião com os associados para o Planejamento Estratégico está agendada para o dia 16 de agosto (segunda-feira). E é imprescindível a participação de todos, pois é neste encontro que será definido o que se espera da Abcsem, sua missão, visão e valores, para o presente e futuro, com foco em até três anos.
 

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