Congresso Brasileiro de Tomate Industrial debate maior rendimento na produção

III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro das 8 às 18 horas no Centro de Convenções de Goiânia. Estão programadas palestras e debates com renomados especialistas e profissionais do setor, além de minicursos, mostra de trabalhos científicos e a 3ª Feira de Produtos e Serviços, que reunirá empresas, associações e entidades para a troca de experiências e exposição de produtos, fomentando os empreendimentos e aumentando a rede de relacionamentos. Paralelamente ao evento será realizado o Seminário Nacional de Tomate de Mesa.

A terceira edição do Congresso busca o aprimoramento técnico e científico da produção, fabricação e distribuição do tomate industrial no Brasil. A intenção é mobilizar e reunir, em um só local, entidades, profissionais, estudantes, consultores, investidores, empresas e serviços voltados para o segmento de tomate industrial e criar um espaço para a discussão de temas do interesse desse público-alvo.

A expectativa dos organizadores é que 400 pessoas de diversas regiões do País participem dos três dias do evento em Goiânia. A realização do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial é da Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Universidade Federal de Goiás (UFG), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO), Win Central de Eventos, com apoio institucional do Sebrae em Goiás.

GRAU DE BRIX

Como programação do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, será realizado no dia 27 de novembro, das 14h30 às 16h30, mesa-redonda com o tema BRIX, teor de sólidos solúveis. Os expositores serão o engenheiro agrônomo Durval Dourado Netto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (Esalq); o geneticista Leonardo Boiteux, da Embrapa Hortaliças e o engenheiro agrônomo Weber Moreira, da Unilever Brasil. Paulo César Tavares, engenheiro agrônomo da Esalq, será o mediador da mesa redonda.

O grau de Brix é uma das principais características de matéria-prima. Quanto maior o teor de sólidos solúveis (ou ºBrix), maior será o rendimento industrial e menor o gasto de energia no processo de concentração da polpa. Em termos práticos, para cada aumento de um grau Brix na matéria-prima, há um incremento de 20% no rendimento industrial. O teor de sólidos solúveis no fruto, além de ser uma característica genética da cultivar, é influenciado pela adubação, temperatura e irrigação, tópicos que também serão discutidos durante a mesa-redonda do III Congresso Brasileiro de Tomate.

Como novidade do setor, Leonardo Boiteux abordará os avanços obtidos no melhoramento genético e no manejo cultural, com o objetivo de aumentar o teor de Brix nas variedades de tomate e na matéria-prima recebida pelas indústrias. “O Brix é um problema que vem preocupando o setor produtivo. Essa característica é de importância fundamental para a agroindústria nacional, podendo viabilizar ou não a produção brasileira em um mercado globalizado e altamente competitivo”, destaca o geneticista.

CONTEXTO NACIONAL

No Brasil são comercializadas cerca de 350 mil toneladas de produtos atomatados por ano, sendo em torno de 40% na forma de extrato simples concentrado (18 a 23ºB). A maioria das empresas também produz e comercializa polpa concentrada (28 a 32ºB). Neste contexto, o Brix é uma característica de relevância para as indústrias processadoras, uma vez que o rendimento industrial aumenta, em média, 10-20% para cada grau Brix incrementado na matéria-prima.

Segundo Leonardo Boiteux, se o Brix é alto, o tomate apresenta menor quantidade de água e maior proporção de sólidos, produzindo mais pasta por unidade de matéria-prima. Desta forma, matéria-prima com Brix elevado resulta em eficiente utilização do tomate por cada tonelada produzida, otimizando recursos das indústrias processadoras.

Os interessados em participar do evento poderão se inscrever pelo site do III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial. www.congressotomate.com.br

Mais informações sobre período de inscrição e valores também podem ser obtidas pelo site do evento.

SERVIÇO
Palestra Produção de Tomate Orgânico
III Congresso Brasileiro de Tomate Industrial
Data: 26 de novembro de 2009
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Horário: 14 às 17 horas
Mais informações pelo site: www.congressotomate.com.br