Ensinar as mulheres dos pequenos agricultores a transformar o excedente do que é cultivado nas pequenas propriedades em produtos industrializados, este é o objetivo do curso de Processamento de Frutas e Hortaliças, que começou ontem e vai até hoje, dia 28, na Comunidade 30 de Novembro.
Promovido pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, o curso visa diversificar a produção e gerar mais renda ao pequeno produtor.
De acordo com a secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, o primeiro passo é capacitar as mulheres para que elas possam aproveitar melhor os alimentos cultivados na propriedade, transformando-os em produtos industrializados.
A secretária explica que esse é apenas o início de um trabalho que pode gerar ótimos resultados aos produtores, como o fortalecimento e a criação de uma marca de produtos agroindustrializados.
Para a produtora rural Maria Fátima Borges de Souza, o curso é a oportunidade de ganhar dinheiro industrializando alimentos como pimentas, pepinos e frutas que até então eram cultivadas para o consumo da própria família.
Fonte: ExpressoMT