Deixe seu jardim mais bonito e preparado para a primavera

Conheça tendências de paisagismo e aposte na beleza das plantas para trazer novas energias ao ambiente

O inverno é a época ideal para fazer podas e adubar o solo. No paisagismo, é o momento de planejar, escolher as espécies que serão plantadas na próxima estação, decidir como devem ser os canteiros e preparar a terra para que o jardim chegue colorido à primavera.
 

Para garantir a beleza do jardim, veja algumas tendências de paisagismo e aposte em um estilo que combine com a sua personalidade. Mesmo quem tem pouco espaço em casa pode apostar na beleza das plantas para recarregar o ambiente com novas energias. 

– Tenha um jardim com plantas variadas. De acordo com o sócio-proprietário da Floricultura Florisa, Anderson Nasato, para garantir a beleza do jardim é importante conversar com uma equipe especializada sobre a correta manutenção das flores, arbustos e árvores.

– Gosta de floreiras? Então saiba que você pode fazer uma floreira monocromática – usando flores de diferentes espécies, mas que tenham a mesma cor – ou colorida, misturando a mesma variedade de flores, mas com cores diferentes.

– Aposte nos vasos. Cultivar flores, plantas, frutas e legumes em vasos e/ou floreiras continua a ser uma forte tendência, mostrando que ter um jardim bem sucedido é possível mesmo para quem vive em espaços pequenos ou apartamentos.

– Água com moderação. Poupar água é já uma preocupação ambiental à escala global e nos nossos jardins não deve ser diferente. Regar de manhã ou à noite para o solo reter mais água e aproveitar a água da chuva são apenas duas maneiras de poupar água na jardinagem.

– Pedras perdidas. As pedras e rochas – principalmente as de grandes dimensões – utilizadas para decorar os jardins deixam de ser moda e são substituídas por flora viva, em particular arbustos e árvores.

 

– Orgânico sempre. Cultivar flores comestíveis, ervas aromáticas, frutas e legumes para consumo próprio é algo que qualquer jardineiro anseia. Mesmo com o cultivo em vasos, é possível ter produtos orgânicos frescos à porta de casa, nem que seja num apartamento.

– Invista na qualidade. A compra de muitas ferramentas e equipamentos de baixa qualidade – para durar apenas uma estação – é substituída pela mentalidade de investimento a longo prazo, ou seja, comprar utensílios melhores – mesmo que sejam mais caros – mas com a garantia de que vão durar muitos anos.

– Jardim personalizado. Todos sabem que um belo jardim, seja ele qual for, dá trabalho, mas também tem de dar prazer. Além de encher o jardim de flores e fragrâncias que realmente aprecia, a tendência é a criação de um espaço zen – com algumas cadeiras, pufes, chaise longues, uma mesa de apoio e iluminação adequada – para desfrutar bons momentos de descanso.

Fonte: Jornal O Correio do Povo