Direto da horta para economizar

Pro-teste lança ferramenta para divulgar produtos da estação. Sem processamento, eles aliviam o bolso do consumidor

POR TAMARA MENEZES

Comer frutas e hortaliças da época são uma forma saborosa e saudável de economizar. Com menos conservantes e agrotóxicos, os vegetais cuja safra coincide com a Primavera e o Verão chegam mais fresquinhos e baratos ao carrinho de compras e é possível preparar cardápios variados com as diversas opções.

Salada de batata, cebola e tomate acompanhada de beterraba e cenoura cozidas e salada de frutas com manga, abacaxi, melão e pêssego de sobremesa. Todos os ingredientes dessa refeição leve fazem parte da lista dos mais recomendados em novembro.

Acelga, abobrinha, brócolis, chicória, couve, espinafre e vagem são outros alimentos na relação. O pêssego, a uva e a melancia também são boas opções no mesmo período.
 
Para facilitar a escolha do consumidor, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro-Teste) preparou uma ferramenta que fica disponível na Internet e informa quais produtos são mais recomendados a cada mês.

Para o médico nutrólogo José Alexandre Portinho, especializado nas desordens ligadas à alimentação, substituições de nutrientes podem compensar altas de preços. Ter atenção ao aproveitamento dos alimentos, com uso de cascas e talos em outras receitas também reforça o potencial do alimento sem gastar mais.

Fonte: O Dia Online