Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto das Mudanças Ambientais é o nome de publicação inédita no Brasil pela sua abrangência, que será lançada pela Embrapa Solos, em Teresina (PI), no dia 11 de agosto.
Organizado pelas pesquisadoras da Embrapa Solos Ana Turetta e Rachel Prado junto com o também pesquisador Aluísio Andrade (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro-Rio), a obra, gratuita, com 486 páginas, divididas por 27 capitulos, é disposta em cinco grandes temas: Manejo e Conservação do Solo e da Água e das Mudanças Ambientais, Expansão da Agricultura Brasileira e Relações com as Mudanças Ambientais, Novos Cenários com a Expansão da Agroenergia, Manejo e Conservação do Solo e da Água no Contexto dos Serviços Ambientais e Difusão do Conhecimento e Envolvimento da Sociedade em Manejo e Conservação do Solo e da Água.
“São mais de 50 autores, cientistas brasileiros de instituições de pesquisa, universidade, secretarias municipais”, diz a Rachel Prado. “Esse livro não apresenta somente resultados de pesquisas, ele também é fonte para consulta de programas do governo na área. Pode ajudar muito aos tomadores de decisão”, completa. O foco é o estado da arte do manejo de solo e água no Brasil, mas a conservação do solo ao redor do mundo também é abordada, em artigo do pesquisador do departamento de agricultura canadense Julian Dumanski. A edição da obra teve apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.
Interessados em adquirir o livro podem entra em contato pelo e-mail sac@cnps.embrapa.br, ou ligar para (21) 2179-4507.
Fonte: Embrapa Solos