Epagri divulga tecnologia do Plantio Direto de Hortaliças

Dando prosseguimento ao aprimoramento tecnológico no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças – SPDH, os técnicos da UGT-7 da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) estiveram mais uma vez reunidos em Águas Mornas (SC), no dia 24 de novembro, para acompanhar e avaliar o desenvolvimento das lavouras que foram implantadas neste sistema nas propriedades experimentadoras.

Este foi o segundo encontro nestas mesmas lavouras. O grupo de técnicos da Epagri e os facilitadores do Projeto Microbacias 2 vem cumprindo uma seqüência de encontros que fazem parte do calendário previamente estabelecido com o objetivo de alcançar o aprimoramento metodológico e tecnológico dentro do SPDH. Da mesma forma que ocorreu em 2009, ao longo de 2010 será realizado, basicamente, o aprimoramento, por meio desses encontros e da implantação de lavouras em cada município.

A Epagri é pioneira e referência internacional no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, modelo que alia viabilidade econômica a sustentabilidade ambiental ao valorizar os recursos solo, água e energia. O sistema de produção consiste em evitar o revolvimento mecânico do solo, manter os resíduos de vegetais sobre a superfície, fazer a rotação de culturas e reduzir – até eliminar – o uso de agrotóxicos.

O resultado é um solo mais fértil, com maior porosidade, maior diversidade biológica, menor erosão e otimização do uso de água, já que o solo conserva a sua umidade ao não ser exposto direto ao sol, devido a palhada sobre ele. O sistema diminui os custos de produção, já que busca aproveitar ao máximo os recursos naturais em detrimento à adubação.

Para mais informações contatar:

Epagri
Gerência Regional de Florianópolis
Waldemiro Sudoski – Articulador da UGT-7
Jamil F. Abdalla – Pesquisador
Telefone: (48) 3239-8011

Fonte: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina