Por Danielle Jordan
Produtores do Espírito Santo estão sendo incentivados a plantar pimenta rosa, também conhecida por aroeira. Nesta terça-feira, 09, às 9 horas tem início o primeiro seminário de organização da Cadeia Produtiva da Aroeira, na Universidade Aberta de Linhares, UAB.
Esta pimenta faz parte da receita de muitos pratos na Europa, o que abre oportunidades para a comercialização no exterior. O engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, Antônio Carlos Benassi, destaca que muitas vezes os catadores colhem o fruto e vendem para empresas exportadoras, que utilizam a pimenta rosa como condimento, aromatizante e nas indústrias farmacêuticas e cosméticas.
O seminário tem como objetivo reunir os participantes de diferentes segmentos da cadeia produtiva, desde os agricultores, aos exportadores. No encontro serão discutidas as principais necessidades para o desenvolvimento do setor.
O clima do Espírito Santo contribui para o desenvolvimento da cultura. A produção pode representar uma fonte de renda alternativa para os produtores da região.
Além do seminário, serão realizadas oficinas temáticas com grupos que representam os setores envolvidos na produção.
Fonte: Portal Ambiente Brasil / *Com informações do Incaper.