Para o orquidófilo Carlos Daniel Schumacher da Rosa, o prazer de cultivar orquídeas é também sua segunda fonte de renda. Professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Cachoeira do Sul, ele possui cerca de 100 mil plantas para venda. Além disso, o orquidófilo ministra palestras por todo o País, onde divulga a importância da prática principalmente para iniciantes no ramo. Segundo explica, ações como essa são fundamentais para preservar o cultivo de orquídeas no Brasil. “De cada 100 orquídeas vendidas, 85 vêm de fora. Temos potencial para exportar muito mais do que importar, mas ninguém valoriza esse nicho de recursos financeiros e de empregos”, aponta.
A próxima palestra será em Santa Cruz, durante a 39ª Exposição de Orquídeas e a 5ª Festa das Flores, que ocorrem nos dias 4 e 5 de setembro no Parque da Oktoberfest. No domingo, a partir das 10 horas, Rosa fala sobre o cultivo inicial de orquídeas. O mesmo tema será abordado pelo orquidófilo Eleandro Rech, de Caxias do Sul, às 15 horas de sábado. Pela Associação dos Floristas de Santa Cruz (Aflor), Julci Limberger palestra sobre o uso de flores em várias situações, às 14 horas de domingo. Além das palestras, o evento terá mais de 60 expositores entre orquidófilos, floriculturas, segmentos da moda, beleza e gastronomia, distribuídos entre os pavilhões central, 2 e 3 e área externa. A programação será animada com os shows de Giovani Santos, Banda Fortaleza, Beto Pires, Evandro Martins e Corpo de Dança da Unisc.
O evento é promovido pela Gazeta Grupo de Comunicações, com realização da Associação Santacruzense de Orquidófilos, Associação dos Floristas de Santa Cruz (Aflor) e Secretaria Municipal de Turismo e apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa Redes de Cooperação.
Horários
•• Sábado, dia 4: das 9h às 19h
•• Domingo, dia 5: das 9h às 17h
A entrada é franca.
Fonte: Jornal Gazeta do Sul