Frutas de diferentes variedades são cultivadas em Encruzilhada, que começa a virar referência na atividade. Segundo o técnico agrícola do escritório local da Emater/RS-Ascar, Rodrigo da Rosa Becker, o clima é fator determinante para esse crescimento. Ao todo, são aproximadamente 495 horas de frio intenso por ano, com termômetros registrando menos de 4 graus. “Somos privilegiados por causa disso, pois as baixas temperaturas favorecem a fruticultura”, explica. Além disso, os tratos culturais adequados também contribuem para a qualidade e sabor dos produtos.
Com a finalização da colheita de pêssego e amora, agora as atenções se voltam para os parreirais, pomares de maçã e lavouras de melancia. A cada semana, os trabalhos se intensificam e o grande movimento de caminhões anuncia o tempo de bonança. Para mostrar a riqueza colorida que se desenvolve no município, o jornal Gazeta do Sul mostra a partir de hoje uma série de reportagens que retratam o trabalho na área rural de Encruzilhada do Sul nesta época do ano. Os leitores poderão acompanhar detalhes sobre cada cultura e também conhecer diferentes personagens de histórias da vida real.
MELANCIA
A melancia é uma das frutas preferidas do brasileiro. Em Encruzilhada do Sul, a cultura ganha mais espaço a cada ano e atrai agricultores de diversas partes do Rio Grande do Sul e também de outros Estados. São investidores interessados na promessa de uma produção diferenciada, com maior qualidade e mais sabor. Além disso, as lavouras também agregam mão de obra de outras partes do País. A cada safra, o município acolhe centenas de brasileiros que buscam trabalho e renda extra nos melanciais. Essencialmente manual, a colheita da melancia exige força e resistência e, por esse motivo, o trabalho é valorizado com diárias que podem ultrapassar os R$ 50,00.
De acordo com dados socioeconômicos da Emater/RS-Ascar, a melancia é cultivada em 1,1 mil hectares. A produção estimada é de 30 toneladas por hectare, em média. A colheita das diferentes variedades é comercializada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e estados do centro-oeste, sudeste e nordeste do Brasil. Na maioria das lavouras, a melancia é cultivada em sistema de consórcio com eucalipto ou acácia. A madeira também é uma das atividades em constante ascensão em Encruzilhada. As florestas correspondem a, aproximadamente, 75 mil hectares.
Autor: Michelle Treichel
Fonte: Gazeta do Sul