Goiás lidera produção de tomate industrial

Por Lídia Borges

Goiás desponta como líder nacional e sul-americano na produção de tomate industrial, com mais de 1,28 milhão de toneladas cultivadas numa área de 15,7 mil hectares, segundo projeções para este ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No cenário mundial, o Brasil oscila entre a 6ª e a 7ª colocação entre os maiores produtores.

Ainda assim, o desafio para o setor é lançar mão de recursos tecnológicos para tornar o negócio mais competitivo frente à facilidade do produto importado.

Essa discussão é prioridade na programação do 3° Congresso Brasileiro de Tomate Industrial, lançado ontem em Goiânia e que será realizado de 26 a 28 de novembro, no Centro de Convenções.

Tecnologia
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Paulo César Tavares Melo, serão debatidas as possibilidades técnico-científicas para melhorar o rendimento industrial.

“O tomate é composto de 95% de água e os 5% restantes são a matéria-prima que será processada pela indústria. Temos de pensar em como utilizar melhor esse material”, afirma Tavares, que também é professor da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP).

Os municípios goianos com maior área plantada são Cristalina, Morrinhos, Itaberaí e Luziânia, todos com mais de mil hectares.

Fonte: O Popular