Governo de SP lança Programa Consciência Alimentar

O governador José Serra assinou nesta quarta-feira (24 de março) o decreto que cria o Programa Consciência Alimentar. O objetivo é conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável, focando no papel da mãe como formadora de bons hábitos e da sua responsabilidade no preparo dos alimentos, e nas crianças como agentes de formação de novos hábitos de consumo por meio das atividades realizadas na escola.

“É um programa revolucionário, mágico. Podemos fazer dele um programa de todo o Estado, assim todos teremos uma qualidade de vida melhor”, disse o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio.

O projeto-piloto está sendo realizado em 30 escolas municipais de educação infantil da zona sul da Capital, com aproximadamente nove mil crianças entre cinco e seis anos de idade.  

Na oficina realizada com as crianças há aulas teóricas e práticas abordando a importância da alimentação saudável, além da elaboração de receitas nutritivas para o público infantil. Cada criança recebe um kit composto por avental, livro com atividades lúdicas e receitas, além de vídeos de consciência alimentar.

Na palestra para as mães são fornecidas dicas de compra, conservação e higiene de alimentos e consumo de leite, frutas e verduras, além da elaboração de receitas e degustação de pratos saudáveis.  

“Identificamos o problema e o atacamos de todos os lados”, disse a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), Monica Serra, referindo-se à desnutrição e à obesidade. “O Governo poderá criar a partir desse programa políticas públicas de alimentação saudável”, completou.

O programa, coordenado pelo Fussesp, foi desenhado em conjunto com as secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento, de Educação e de Saúde. Também participaram secretarias municipais dessas últimas duas pastas. A equipe técnica é formada por nutricionistas e técnicos em nutrição da Secretaria de Agricultura.

O programa poderá ser implantado em outros municípios interessados mediante assinatura de convênio com o Fussesp para capacitação de agentes multiplicadores para expandir essa ação em todo o Estado.

Dentro do programa foi realizado, no último dia 18, o primeiro encontro com representantes de Fundos Sociais de Solidariedade de 70 municípios do interior, dos quais 35 manifestaram interesse em participar do Programa Consciência Alimentar.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado