Tabela aponta produtos mais baratos e melhores por mês
A batata ficou 9% mais barata e a banana prata caiu 6% em relação a abril, informa a Fecomércio-RJ. Associado à lei de oferta e procura, o vaivém de preços também é influenciado pela colheita e qualidade da safra. Para economizar, a dica é comprar frutas e legumes da época. Mas, antes, é preciso aprender quais são os produtos mais vantajosos a cada mês.
Para quem não tem experiência em comprar alimentos, órgão do Ministério da Agricultura preparou tabela que indica a fase do ano em que cada produto tem as melhores condições. Nas épocas indicadas, os itens tendem a ter mais qualidade. Até flores e pescado estão na tabela, que serve para guiar boas compras.
O aposentado Lino Rodrigues, 68 anos, elogia. “A ferramenta é boa para ver o que está mais em conta. Qualquer coisa que venha para informar é bem-vinda. Mas preço baixo, não vejo”, diz. Buscar os produtos com oferta mais forte e fugir das más compras é a melhor maneira de poupar. Substituir alimentos mais caros também alivia o bolso.
Em junho, abóbora, batata doce, berinjela, ervilha e mandioca devem ter descontos. Tangerina ponkan, carambola e kiwi nacional são destaques entre frutas. Verduras também podem ser achadas a preços mais em conta, principalmente agrião, brócolis e cenoura. O clima mais ameno e seco favorece a produção e o valor nutricional dos produtos.
Acesse o link a seguir e confira a tabela completa: http://www.ceagesp.gov.br/produtos/epoca/produtos_epoca.pdf
Fonte: Jornal O Dia online