Hortaliças lideram ranking dos produtos que mais aumentaram de preços

No primeiro trimestre do ano de 2010 os donos de casa tiveram uma surpresa nada agradável, o preço de alguns alimentos básicos na mesa brasileira teve uma alta que pesou no orçamento familiar.

O economista André Braz, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), listou alguns dos alimentos que mais aumentaram de preço, dentre eles, o tomate, com alta de 61,05% e o chuchu, com alta de 56,29%.

Também tiveram alta neste primeiro início de ano: pescadinha (50,73%), manga (48,83%), repolho (42,39%) e laranja pêra (38,76%). As taxas foram calculadas com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Tal aumento deve-se às condições climáticas do país neste início de 2010, pois devido ao excesso de chuvas muitas safras foram perdidas e os produtos reduzidos, o que acarreta em muita procura para pouca demanda e consequentemente no aumento do preço.

Consequentemente o bolso do consumidor acaba sofrendo as conseqüências. Antonia Anete, proprietária do restaurante Boa Mesa, diz que “com esses preços fica difícil trabalhar, porque nossos clientes não vão aceitar um aumento no P.F, então a solução é diminuir um pouco a quantidade de salada”.

Fonte: Jornal Online da Universidade Federal do Piauí (UFPI)