Produtores terão acesso a novas formas de cultivo de hortaliças e frutas
Agricultores familiares poderão conhecer, no período de 11 a 15 de maio, modelos de produção de mandioca de mesa, de híbridos de maracujá e de cultivos protegido, aberto e consorciado de hortaliças e fruteiras no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar, na terceira edição da AgroBrasília.
Durante a semana, o público será guiado para conhecer e verificar a metodologia, as diferenças e vantagens dos cultivos protegido, aberto e consorciado, adaptados à realidade da agricultura familiar.
Diversificação
Neste circuito estarão contempladas tecnologias que permitem a diversificação de cultivos nas propriedades agrícolas, como a produção consorciada de banana e mamão, bem como a de frutas com hortaliças (limão com alface, repolho, beterraba e abobrinha). Também será possível verificar o cultivo aberto de tomate e pimentão e a produção de três híbridos de maracujá.
Quanto ao cultivo protegido em estufa, o agricultor familiar poderá encontrar tomate, pimentão e pepino. Segundo o extensionista rural da Emater-DF, Geraldo Magela Gontijo, o cultivo protegido permite alta produtividade, com excelente qualidade dos produtos. “Essa forma de cultivo também permite melhor aproveitamento da mão-de-obra e resistência das plantas às adversidades climáticas”, diz Magela.
Outro destaque desse circuito será a produção de mandioca de mesa em um cultivo com espaçamento mais estreito, que permite mais plantas em um espaço (cultivo adensado).
Como participar
Ao chegar ao Parque Ivaldo Cenci, o agricultor familiar será recepcionado pelos técnicos da Emater-DF e encaminhado à área denominada Recepção e Acolhimento da Agricultura Familiar. Lá, será cadastrado e escolherá o circuito que deseja participar para que possa ser guiado por monitores especializados nos temas.
Fonte: Agência Brasília