Ibrahort vai realizar levantamento da horticultura no Brasil

Atuar de forma estratégica para fortalecer a cadeia produtiva de hortaliças no Brasil é o principal objetivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort). Para isso, a primeira missão da diretoria eleita no último dia 25 de novembro será realizar um diagnóstico do setor, conforme explica Renato Abdo, um dos coordenadores do instituto. “Em 2011, será realizado um levantamento de toda a cadeia produtiva de hortaliças num caráter federal, para entender onde estão e o que plantam cada segmento da olericultura nas diferentes regiões do Brasil.”

Segundo o coordenador o Ibrahort, atualmente as informações sobre o setor estão pulverizadas e não são suficientes para a elaboração de projetos futuros, uma vez que as fontes e as metodologias utilizadas nessas pesquisas são diferentes. Na opinião de Renato Abdo, a realização de um levantamento nacional é fundamental para traçar o perfil sócio-econômico da olericultura no Brasil e assim gerar informações concretas sobre como é o sistema produtivo em cada segmento da olericultura no País. De acordo ele, inicialmente a pesquisa vai abranger as 20 culturas mais representativas do agronegócio de hortaliça no Brasil.

Câmara Setorial

O Ibrahort é ligado à Câmara Setorial de Hortaliças do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele é uma representação dos diversos segmentos da cadeia produtiva do setor olerícola, em caráter tecnológico, científico, político e social. Nele estão representados empresas, associações e produtores e sindicatos.

A Embrapa tem assento no grupo e atualmente é representada pelo pesquisador Warley Nascimento, da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF). Ele afirmou que a Unidade já realiza levantamentos pontuais sobre a produção e destacou a importância de uma caracterização do setor. “A geração de informações sobre os diversos segmentos da cadeia produtiva da olericultura será mais um instrumento para balizar as iniciativas de pesquisa e transferência e tecnologia promovidas pela Embrapa Hortaliças e demais centros de pesquisa da Embrapa.”

Fonte: Assessoria de Imprensa da Embrapa Hortaliças