Índice Ceagesp acumula alta de 3% em 2009

Os produtos agropecuários comercializados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) fecharam 2009 com elevação de 3,10%. De acordo com o Índice Ceagesp, as condições climáticas adversas, como excesso de chuva e calor intenso, no mês de março, e o frio e as ventanias, em agosto, contribuíram para aumentar os preços dos principais produtos.

O Índice Ceagesp apresentou queda de preços no setor de frutas (-3,87%), principal item da cesta de 105 produtos frescos. A diminuição foi favorecida pelas boas safras de laranja, banana e mamão, além da baixa do dólar no ano passado, que facilitou a entrada de maçã e pêra importadas. O setor diversos como ovos, batata, coco e amendoim, contribuiu para baixa de 7%, influenciado por maior oferta de batata e pela compra de cebola da Espanha e da Holanda.

As maiores elevações do índice foram nos setores de verduras, com 56%, e legumes, com 18,11%, os mais prejudicados pela chuva e altas temperaturas, o que levou á redução do volume ofertado.

Índice Ceagesp – Balizador de preços dos alimentos frescos no mercado, o índice é um indicador de valores praticados no comércio atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos.

Fonte: Ceagesp