Livro aborda efeitos das mudanças climáticas na produção de hortaliças

“Mudanças Climáticas Globais e a Produção de Hortaliças” foi lançado este mês pelas Unidades da Embrapa em Brasília, Hortaliças e Informação Tecnológica

Os efeitos das alterações do clima na produção de hortaliças e as maneiras de atenuar esse processo são os principais focos da publicação. O pesquisador Ítalo Guedes, editor técnico do livro, explica que a iniciativa teve o objetivo de reunir informações, até então esparsas, sobre o tema.

“Este livro representa uma primeira tentativa, da parte da Embrapa Hortaliças, de reunir e disponibilizar conhecimentos, até então dispersos, que possibilitem o planejamento não apenas de demandas das pesquisas, mas também medidas futuras, visando à segurança alimentar e nutricional dentro da produção de hortaliças. É uma primeira aproximação ao tema, que certamente será aprofundado no futuro”, explica.

O pesquisador chama a atenção para o fato de a agricultura, de um modo geral, ser altamente dependente dos fatores climáticos, o que a torna extremamente vulnerável às mudanças climáticas globais, principalmente no que diz respeito a alterações de temperatura, regime de chuvas e frequência de eventos extremos, como enchentes e secas.

Apesar de ser frequentemente apontada como uma das atividades que mais contribuem para a emissão de gases de efeito estufa, notadamente no Brasil, a agricultura pode ser um meio eficiente de mitigação das mudanças climáticas, ponto ressaltado no livro.

“A adoção de práticas agrícolas sustentáveis, como o plantio direto, práticas agroecológicas, rotação de culturas, manejo racional da adubação nitrogenada e da irrigação, entre outras, podem não apenas reduzir a emissão de gases de efeito estufa, mas também fazer com que a agricultura seja um agente de sequestro de carbono, minimizando os efeitos das mudanças climáticas”, discorre Ítalo.

A idéia de reunir informações sobre as ações de controle das emissões de gases começou a tomar corpo após a realização do workshop “Efeitos das Mudanças Climáticas na Produção de Hortaliças”, promovido pela Embrapa Hortaliças em novembro de 2010, para discutir os desafios que as mudanças globais vão impor a esse importante segmento da pesquisa agrícola.

Ítalo Guedes destaca que o workshop foi a semente para a elaboração do livro, e reforçou a necessidade de incluir no elenco de pesquisas com hortaliças essa preocupação. “Na produção de grandes culturas o tema já foi inserido, enquanto que para as hortaliças as discussões ainda são pontuais, não concatenadas”. E acrescenta que a publicação traz justamente subsídios para tratar do assunto, a partir das palestras proferidas durante o evento.

O livro reúne as palestras apresentadas pelos participantes do workshop, especialistas do Brasil e do exterior, que têm conduzido pesquisas relacionadas aos impactos reais e potenciais das mudanças climáticas sobre o agronegócio de hortaliças.

Fonte: Jornal da Ciência / *Com informações das Assessorias de Comunicação da Embrapa Hortaliças e da Embrapa Informação Tecnológica